Conselho Municipal de Educação aprecia projeto ’’Intervir, Convergir e Construir’’

A reunião decorreu na sala de reuniões da Câmara Municipal, coordenada pelo presidente Jorge Sequeira.

O projeto  “Intervir, Convergir e Construir - Plano Integrado para a Intervenção Psicopedagógica e Capacitação Triangular entre Escola, Aluno e Família” esteve no centro das atenções na mais recente reunião do Conselho Municipal de Educação de S. João da Madeira.
Esta iniciativa é o resultado de uma candidatura do Município de S. João da Madeira e dos três agrupamentos de escolas ao programa nacional de promoção do sucesso educativo e de combate ao insucesso escolar. Visa, em suma, promover a construção de percursos educativos de sucesso e favorecer a equidade no acesso à educação no nosso concelho.Foi apresentada aos conselheiros pelos técnicos afetos ao projeto, com os contributos dos diretores dos agrupamentos escolares.
Tem como objetivo geral a redução da taxa de retenção e abandono escolar nos ciclos subsequentes ao 1º ciclo, nomeadamente dos alunos com dificuldades psicocognitivas e/ou psicoafectivas. Por esse facto, em 2018/2019, estão a ser alvo de uma intervenção individualizada 74 alunos do 1.º ciclo e respetivas famílias, as quais celebraram compromissos tripartidos (equipa, escola, família).
Estes compromissos surgem como inovação no sentido de clarificar, envolver e responsabilizar as três partes integrantes. Neles, constam as ações a serem desenvolvidas de modo a facilitar o desenvolvimento escolar e pessoal das crianças intervencionadas. Com este plano integrado, que já vai no segundo ano de implementação, definem-se ações dirigidas às famílias, procurando capacitá-las para a adoção de estratégias de parentalidade consciente, positiva e assertiva.
Esta sessão ordinária do Conselho Municipal de Educação de S. João da Madeira realizou-se, esta semana, na sala de reuniões da Câmara Municipal. Foi aprovado o regimento deste órgão consultivo, além de se abordarem outros assuntos relativos à situação educativa do município.
Liderado pelo Presidente da Câmara, o Conselho Municipal de Educação de S. João da Madeira integra também a Presidente da Assembleia Municipal, a Vereadora da Educação, a Presidente da Junta de Freguesia, assim como representantes do Ministério da Educação, dos docentes dos vários níveis de ensino público, do ensino privado, das associações de pais e de estudantes, instituições particulares de solidariedade social com atividade na área da Educação, Forças de segurança e Serviços Públicos de Saúde, Segurança Social, emprego e formação profissional, juventude/desporto.
Trata-se de uma instância de coordenação e consulta, que tem por objetivo promover a coordenação da política educativa municipal, articulando a intervenção dos agentes educativos e dos parceiros sociais interessados, e propondo as ações consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do sistema educativo do município.

educação

Mais imagens