E se fosse contigo? Ser invisual?

No âmbito do projeto YARD, alunos experienciam dificuldades de quem tem problemas de visão.

E se fosse contigo? - Esta pergunta constituiu o mote para alunos e professores almoçarem de olhos vendados, numa iniciativa que visa alertar para as dificuldades sentidas pelas pessoas invisuais.

Trata-se de uma ação promovida pelo Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, que decorreu na esplanada da Praça da Alimentação do Centro Comercial 8.ª Avenida, em S. João da Madeira.

Aos alunos e professores juntaram-se, por convite da escola, o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, e a Vereadora da Educação, Irene Guimarães, assim como uma jovem invisual que estudou na Escola João da Silva Correia e que transmitiu o seu testemunho pessoal.

Os autarcas puderam testemunhar este momento de sensibilização, sobre a realidade de quem tem deficiência visual, e as limitações que estas pessoas enfrentam no quotidiano, sofrendo, por vezes, de discriminação e de preconceito por parte da sociedade.

Com esta iniciativa, alunos, professores e autarcas enfatizaram a importância da construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva. Inserida no projeto internacional “Youth-Led Actions Rejecting Discriminations (YARD), que visa o desenvolvimento de “ações proativas dos jovens, rejeitando as discriminações”, esta ação é financiada pelo programa Erasmus+.

O YARD conta com o envolvimento do município e de escolas de S. João da Madeira, em articulação com entidades congéneres de Itália, Polónia e Hungria.

educação