Assembleia Municipal Jovem reuniu esta semana para debater ’’a minha cidade do futuro’’

Os alunos abordaram diferentes aspetos da vida da cidade, dando particular ênfase a temas ligados aos sanjoanenses.

Os jovens deputados eleitos nas escolas sanjoanenses voltaram, esta semana, ao Fórum Municipal, para a segunda reunião da Assembleia Municipal Jovem (AMJ), no corrente ano letivo.

Apresentaram e defenderam ideias para a cidade, debatendo entre si e com o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira.

Liderada pela Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, e contando com a participação de elementos do executivo municipal, debateram-se várias propostas apresentadas pelos jovens deputados, inspirados pelo tema “S. João da Madeira – a minha cidade do futuro”.

Nas suas intervenções, os alunos abordaram diferentes aspetos da vida da cidade, dando particular ênfase a temas ligados aos jovens sanjoanenses, apresentando à Câmara Municipal sugestões de medidas a adotar, em áreas como a cultura e os eventos, a comunicação a divulgação, entre outras.

A APP Municipal foi debatida, tal como, a instalação de painéis solares em infraestruturas municipais de alto consumo de energia. Foi proposta, também, a substituição gradual dos manuais escolares por iPads ou equipamentos equivalentes no ensino secundário, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e evitar o consumo excessivo de papel.

A requalificação de passeios foi outro dos assuntos abordados e, ainda, a criação de um parque infantil no parque urbano do Rio Ul, com um baloiço para cadeiras de rodas e atividades que melhorem o desenvolvimento intelectual e artístico das crianças. A melhoria das condições do centro de recolha municipal para animais abandonados também foi um assunto abordado.

A preocupação destes jovens desputados vai, ainda, ao encontro da empregabilidade de jovens entre as empresas de S. João da Madeira, tendo sido apresentadas ideias sobre protocolos com as Universidades de Aveiro e do Porto, tendo em vista o aumento das oportunidades de emprego em áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento de S. João da Madeira. No desporto, a remodelação do Pavilhão das Travessas e a criação de um complexo exterior dedicado ao atletismo também foram propostas debatidas, bem como, o incentivo ao surgimento de mais oportunidades desportivas para jovens que sofram de dificuldades de inclusão.

Propôs-se, ainda, a criação de um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental no município e, de forma a tornar a cidade mais apelativa, a criação de mais locais de alimentação nos vários espaços verdes de S. João da Madeira.

Considerando tratar-se de “questões muito pertinentes”, o Presidente da Câmara respondeu aos jovens deputados, dando conta do que tem sido feito pela autarquia para ir ao encontro das suas expetativas e registando as sugestões que podem vir a ser concretizadas, à semelhança do que aconteceu na primeira edição da AMJ.

Lançada no início de 2018, a AMJ é um espaço de reflexão e debate sobre temas direcionados aos jovens, valorizando as suas opiniões e possibilitando a exposição das suas ideias, a partilha das suas preocupações e o encontro de soluções comuns.

Trata-se de um projeto da responsabilidade da Assembleia Municipal de S. João da Madeira, em articulação com a Câmara Municipal e as escolas do município. É direcionado a todos os alunos da cidade, do 4º ao 12º ano de escolaridade, com vista à promoção do seu papel cívico e da sua intervenção social.

educação