Apurados os alunos vencedores do concurso de cartazes sobre o «25 de Abril»

Trata-se de um concurso destinado às escolas de S. João da Madeira, em que o tema dos cartazes ilustra o papel do exército na revolução dos cravos.

A Assembleia Municipal de S. João da Madeira promoveu um concurso, no âmbito das celebrações do 25 de abril de 2019, propondo aos alunos das escolas do município a criação de um cartaz, ilustrando o papel do exército na Revolução dos Cravos, na conquista da liberdade e no fim da guerra colonial.

O júri selecionou os vencedores por nível de ensino, de acordo com os seguintes critérios: conceito criativo; mensagem; adequação ao tema; desenvolvimento gráfico / visual; encadeamento de ideias; execução técnica. Os jurados que analisaram as 42 propostas a concurso foram a Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, a Vereadora Irene Guimarães e o pintor José Emídio.

Os vencedores são, no 1º ciclo, Sofia Costa, Leonor Lima e Maria Leonor Santos, do Agrupamento de Escolas Serafim Leite. No 2º ciclo, atribuiu-se o prémio de vencedor a 3 propostas, em ex aequo, que pertencem a três alunas - Carolina Trindade, Joana Borges e Rita Torres - as três oriundas do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia (AEJSC). No que diz respeito ao 3º ciclo, o cartaz eleito é o da Nádia Ribeiro do AEJCS. E, na categoria de ensino do secundário, o vencedor é Filipe Alves, proveniente do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior.

O objetivo desta iniciativa passa por divulgar e celebrar o 25 de abril junto do público escolar. Os estudantes candidataram-se individualmente ou em grupo, três elementos no máximo, produzindo os cartazes por iniciativa própria ou sob a orientação de professores.

Com total liberdade de criação, os alunos apresentaram em A3 Vertical um trabalho ilustrado sobre o papel do exército no 25 de abril. Neste concurso, foi dada a possibilidade dos cartazes serem formato storyboard, com um máximo de 10 quadros.

O prémio consiste na impressão e utilização dos cartazes vencedores, nas celebrações do 25 de abril de 2019, e na entrega de um Cartão Amigo da Casa da Criatividade e Paços da Cultura a cada um dos vencedores.

educação

Mais imagens