Cozinheiras e ajudantes das cantinas escolares tiveram formação na pausa letiva da Páscoa

Iniciativa da Câmara em articulação com a empresa responsável pelo fornecimento das refeições às crianças dos jardins-de-infância e EB1.

“Sustentabilidade e Desperdício Alimentar” foi o tema de uma sessão de formação destinada às cozinheiras e ajudantes de cozinha das escolas básicas do 1.º ciclo (EB1) e jardins-de-infância de S. João da Madeira, realizada na pausa letiva da Páscoa.

Promovida pela Câmara Municipal em articulação com a empresa responsável pelo fornecimento de refeições escolares às crianças daqueles níveis de ensino, a iniciativa decorreu na EB do Parque, inserindo-se no plano de formação do pessoal ao serviço das cantinas escolares.

Na abertura desta sessão, a Vereadora Irene Guimarães sublinhou que o contributo das cozinheiras e ajudantes “é fundamental para que as escolas e funcionem bem”. E isso traduz-se, como realçou a responsável autárquica pela área da educação, no bem-estar das crianças.

Daí a relevância de sessões de formação como a que decorreu na EB do Parque, que se refletem “de forma muito positiva” na alimentação dos alunos, ao mesmo tempo que promovem um funcionamento das cantinas mais sustentável e com menor índice de desperdício.

A separação e tratamento de resíduos, boas práticas na gestão dos recursos naturais e no combate ao desperdício alimentar foram aspetos abordados nesta sessão, que contou com cerca de duas dezenas de participantes.

educação