Laura Galvão em sessões-debate em S. João Madeira

Atriz alerta jovens para que não se desliguem do mundo real.

“O que são as relações humanas e sociais para os jovens” foi o tema de três sessões de debate realizadas nas escolas secundárias de S. João da Madeira, em que participou a atriz Laura Galvão.

O Município de S. João da Madeira está envolvido no projeto internacional “YARD - Educação Contra a Discriminação”, no âmbito do qual decorreram, esta semana, três debates sobre o tema “O que são as relações humanas e sociais para os jovens”.

Realizadas nas escolas secundárias Oliveira Júnior, Dr. Serafim Leite e João da Silva Correia, essas sessões contaram com a presença da atriz Laura Galvão, que falou aos alunos da sua experiência de vida, marcada por várias vicissitudes, em particular na sua juventude.

Para além do testemunho que deu sobre a forma como conseguiu ultrapassar esses momentos muito difíceis, Laura Galvão deixou alerta de que muitos jovens estão hoje “cada vez mais desligados do que é real”, por causa das novas tecnologias e das redes sociais. Essa foi também a tónica de uma curta-metragem exibida em cada uma destas sessões, inseridas no programa municipal Cine S. João, que conta com a parceria do Cine Clube de Arouca.

Foram igualmente apresentados, pela Associação Ecos Urbanos, dois videoclipes com a participação de jovens da cidade, que vão ao encontro do grande objetivo do projeto YARD, que é o de “alertar contra todo e qualquer tipo de discriminação”, como salientou a vereadora Irene Guimarães, da Câmara de S. João da Madeira.

Financiado pelo programa comunitário Erasmus +, o YARD visa contribuir para a inclusão social e o diálogo intercultural entre os jovens, assim como combater a discriminação e promover a diversidade, através de práticas de cidadania. Para além do Município de S. João da Madeira, estão envolvidas entidades ligadas à educação de outras três cidades europeias: Milão (Itália), Lublin (Polónia) e Pécs (Hungria).

educação