Gestão de conflitos na escola foi tema de sessão dirigida à comunidade educativa

Iniciativa decorreu na Escola do Espadanal, no âmbito do ciclo de sessões "Escola e Família, (des) construções saudáveis".

Sendo o conflito uma realidade com é preciso lidar no dia-a-dia, é muito importante que os agentes educativos tenham capacidade para o enfrentar. Esse foi o ponto de partida para a mais recente sessão temática promovida pela Divisão de Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira, em parceria com a FECAP (Federação Concelhia das Associações de Pais). 

Na abertura da sessão, que decorreu na Escola do Espadanal e foi subordinada ao tema “Gestão de conflitos em contexto escolar”, a vereadora da Educação da Câmara de S. João da Madeira, Irene Guimarães, referiu-se, precisamente, à necessidade de se “encarar o conflito na perspetiva de o resolver de forma a que todas as partes envolvidas fiquem a ganhar”.   

Perante o público presente, no qual se incluíam professores, educadores e encarregados de educação, estava assim dado o mote para a intervenção de Teresa Melo, especialista nesta matéria e membro da Associação de Apoio à Criança Hiperativa, que tem sede na Casa das Associações de S. João da Madeira.

Ao longo da sessão, realizada na última sexta-feira (17 de maio) foi assumido que “o conflito faz parte integrante das relações humanas” e que a escola “não está isenta de ser um ambiente onde os conflitos se propagam intensamente”, sendo que a tensão provocada deve ser “gerida de modo saudável”.

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