Escolas de S. João da Madeira distinguidas

Três turmas da educação pré-escolar do município sanjoanense foram classificadas nos primeiros lugares da categoria Áudio, no concurso “Conta-nos uma história”.

Na 10.ª edição do concurso “Conta-nos uma história – Podcast na Educação”, três turmas da educação pré-escolar de S. João da Madeira foram classificadas nos primeiros lugares da categoria Áudio. O 1.º e 2.º lugares foram conquistados pelo Jardim de Infância das Travessas, do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, respetivamente com as histórias "O Leão que temos cá dentro" e "A Ovelha Que Chocou Um Ovo" dinamizadas pelos alunos e pelas educadoras Ana Teixeira e Clotilde Saraiva. O Jardim de Infância de Fundo de Vila, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ganhou o 3.º lugar com "O Pato Camponês", dinamizada pelos alunos e a educadora Luz Pereira. A entrega dos prémios irá ocorrer no próximo dia 27 de junho, em Lisboa.

Segundo informação da organização, nesta 10.ª edição foram submetidas 315 histórias, nas modalidades áudio e vídeo, avaliadas por um júri presidido pela Professora Doutora Ana Amélia Carvalho da Universidade de Coimbra, e constituído por elementos da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL), da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI), da Microsoft e da Rádio ZigZag.

Esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de educação pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo. Utiliza-se, assim, o ato de contar histórias como uma forma de aprendizagem, seja na aquisição de conhecimentos, competências e valores, ou nas atividades de caráter mais lúdico.

As histórias admitidas a concurso são originais ou são novas versões que têm como base fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, entre outras. Cada história deve ter um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira felicita todos os alunos, docentes, não docentes e demais membros da comunidade que se envolveram nesta iniciativa.

12 de junho de 2019

educação