Alunos sanjoanenses preparam-se para a Universidade Júnior

Câmara de S. João da Madeira oferece transporte a 50 jovens das escolas da cidade.

Arrancou nesta segunda-feira, 1 de julho, o programa Universidade Júnior. Trata-se da maior iniciativa nacional de iniciação ao ambiente universitário que, durante o mês de julho e a primeira semana de setembro, abre as portas da Universidade do Porto a estudantes do ensino básico e do secundário. Mais de 7500 jovens e crianças estão inscritos, divididos pelas diferentes semanas.

Na semana de 8 a 12 de julho, será a vez dos alunos sanjoanenses participarem neste programa. Para facilitar a deslocação para o Porto e para descanso das famílias, a Câmara Municipal de S. João da Madeira oferece o transporte aos alunos que se inscreveram previamente. Serão 50 os jovens que, frequentando uma das escolas básicas e secundárias da cidade, terão esta oportunidade.

Todos os alunos inscritos serão contemplados, não havendo lista de espera. O autocarro terá como ponto de partida o edifício do Fórum Municipal, pelas 07h30, tendo como destino o Porto, com duas paragens: Planetário e Faculdade do Desporto. A saída, dos mesmos locais, irá ocorrer pelas 18h15, com chegada a S. João da Madeira pelas 19h00.

Registe-se que este é um programa de cursos de verão dirigido a estudantes do 5.º ao 11.º ano de escolaridade, ou seja, com idades entre os 10 e os 17 anos. O projeto tem como objetivos principais promover o gosto pelo conhecimento em múltiplas áreas e a familiarização com o ambiente académico, contribuindo para a escolha de um percurso vocacional e motivando os alunos para a continuação dos estudos no ensino superior.

Nesta edição, a 15.ª, os alunos vão poder integrar as 175 atividades concebidas por centenas de professores, investigadores e estudantes das faculdades e centros de investigação da Universidade do Porto, que estão organizadas de acordo com o nível de escolaridade e distribuídas pelas áreas das ciências, da saúde, das artes, das línguas e do desporto.

5 de julho de 2019

educação