’’Educar para o Futuro’’ em debate nas X Jornadas da Educação de S. João da Madeira

Painéis temáticos de grande qualidade e o auditório da Casa da Criatividade cheio marcaram os dois dias de reflexão sobre o fenómeno educativo.

A décima edição das jornadas da Educação de S. João da Madeira reuniu mais de 400 participantes, duplicando o número habitual de inscritos neste evento promovido pela Câmara Municipal. Ao longo de dois dias, investigadores, especialistas, docentes e demais profissionais do setor do setor debateram, na Casa da Criatividade, a educação contemporânea, as suas complexidades e os desafios para o século XXI.

Entre os oradores estiveram nomes como Nuno Lobo Antunes (Neuropediatra), Joaquim Azevedo (Professor Catedrático da Universidade Católica do Porto), Elsa Montenegro (Professora Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social do Porto), Paulo Guerra (Juiz Desembargador), Celso Oliveira (Psicólogo), Ilídia Cabral (Professora Auxiliar na Universidade Católica do Porto), Dora Silva (facilitadora de desenvolvimento pessoal) e Luís Borges (Neuropediatra).

No arranque de cada painel, houve também espaço para pequenos apontamentos de música e de dança, onde estiveram envolvidas a Academia de Música de S. João da Madeira, a Escola de Dança Ginasiano e o Conservatório de Dança do Norte. A CERCI de S. João da Madeira participou no evento contribuindo com serviço de catering.

A Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas Inovadoras, Programação Neurolinguística, Negligência vs Sobreproteção, os (Des)Encontros entre a Inclusão e a Educação, foram alguns dos temas abordados nestas jornadas, que abriram com a intervenção do Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, e encerraram com palavras da Vereadora da Educação, Irene Guimarães, tendo ambos os autarcas salientado o elevado nível de participação no evento e a qualidade dos oradores, enaltecendo ainda o importante papel dos professores e da comunidade educativa no reconhecido ensino de qualidade que se pratica nas escolas sanjoanenses.

Irene Guimarães deixou, ainda, uma palavra especial a todos os que no presente e no passado contribuíram para a realização de todas as dez edições das Jornadas da Educação de S. João da Madeira.

educação