Embaixador visita S. João da Madeira para assinalar o 70º Aniversário da Fundação da República Popular da China

Inaugurada exposição de fotografia que celebra esta data, no âmbito do programa de ensino do mandarim nas escolas sanjoanenses.

A cerimónia de inauguração da exposição sobre o 70º aniversário da Fundação da República Popular da China, patente na escola sede do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior (AEOJ), reforçou laços de cooperação entre o Câmara Municipal de S. João da Madeira e a Embaixada da China em Portugal.

Cai Run, embaixador chinês, e Jorge Vultos Sequeira, Presidente da Câmara, discursaram sobre o papel da China no mundo e sobre a cooperação internacional desenvolvida por este país asiático. No capítulo do ensino do mandarim nas escolas públicas, a autarquia sanjoanense é pioneira na Europa, facto que tem promovido um estreitar de relações entre o município e o estado chinês.

Esta exposição explora, através de dezenas de fotografias, a modernidade e o sucesso socio-económico da República Popular da China, apresentando um país próspero e preparado para enfrentar os desafios do futuro.

A cerimónia começou com uma canção de boas-vindas em mandarim, cantada por alunos do 5.º ano, e a apresentação de um vídeo sobre a China. Seguiram-se, depois, os discursos, onde o embaixador Cai Run falou sobre o êxito que as relações entre China e Portugal têm atingido nos últimos anos, salientando que a aposta de S. João da Madeira, desde 2012, no ensino do mandarim é um excelente exemplo. “É uma prova evidente da visão de longo prazo deste município, que reforça a cooperação entre ambas as partes, tendo intensificado de modo eficaz o intercâmbio e a cooperação sino-portuguesa no âmbito da educação, da língua e da cultura, entre outros.”

Por seu turno, Jorge Sequeira manifestou uma “especial satisfação em acolher na nossa cidade esta exposição de fotografia que comemora o 70.º Aniversário da Fundação da República Popular da China, uma oportunidade para conhecer melhor a cultura de um país que tem uma história riquíssima e que é, ao mesmo tempo, uma das mais importantes economias a nível mundial.”

Para o Presidente da Câmara, esta exposição e a presença do Embaixador Cai Run na inauguração constituem um importante passo para fomentar “programas de cooperação entre S. João da Madeira e a Embaixada da China, em que o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro tem sido um importante parceiro”. Concluiu, agradecendo “a escolha do nosso concelho para a exibir esta exposição e celebrar uma data tão importante para a República Popular da China, por esse motivo ficamos honrados.”

Mário Coelho, diretor do AEOJ, aproveitou para realçar o impacto positivo desta parceria, que coloca cerca de 800 alunos a aprender mandarim em S. João da Madeira: “É uma significativa mais-valia para a comunidade educativa, que pretendemos ver reforçada e consolidada nos próximos anos”.

Após os discursos, o Embaixador Cai Run proporcionou uma visita guiada à exposição que contempla mais de cinquenta fotografias legendadas, espalhadas por dois átrios interiores daquele edifício escolar. Durante este encontro, Jorge Sequeira revelou, ainda, que está a ser estudada a possibilidade de geminação de S. João da Madeira com uma cidade chinesa.

A exposição ficará patente até 12 de outubro na escola sede do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, seguindo depois para as sedes dos outros dois agrupamentos de escolas de S. João da Madeira.

educação