Esta sexta-feira é noite de Marchas Populares em S. João da Madeira

Desfile com início marcado para as 20h45 reúne perto de 2000 participantes, a maioria crianças e jovens de escolas da cidade.

Neste dia de “S. João”, 24 de junho, saem à rua as Marchas Populares das Festas da Cidade de S. João da Madeira. Com início marcado para as 20h45, este desfile conta com perto de 2000 participantes, maioritariamente alunos das escolas sanjoanenses.

São 13 as instituições que vão sair da Rua João de Deus e percorrer a Avenida da Liberdade, entre a rotunda junto à Casa da Criatividade e a rotunda do Lugar da Ponte. Este ano, a exibição final de cada um dos grupos participantes realiza-se no largo da entrada principal da Câmara Municipal, entre este edifício e o espaço verde em frente ao Tribunal de S. João da Madeira.

Essa alteração em relação a edições anteriores está relacionada com o facto de o Jardim Municipal, onde habitualmente terminavam as marchas, receber este ano o “Arraial de S. João”, onde haverá tasquinhas, diversões e música, ao longo das Festas da Cidade de S. João da Madeira, que decorrem de 23 a 27 de junho.

Outro dos momentos altos do programa é o concerto dos D.A.M.A., que se realiza no palco principal do evento, montado no Jardim Municipal de S. João da Madeira. Este espetáculo está programado para segunda-feira (27 de junho), às 22h00, a que se seguirá o sempre muito aguardado fogo-de-artifício.

Como é tradição, estes festejos incluem também uma importante vertente religiosa, com particular relevo para a Procissão das Velas (sábado, 25 de junho, às 21h30) e a Procissão Solene (domingo, 26 de junho, às 17h00), que atrai uma multidão de devotos e envolve numerosos figurantes e músicos, que acompanham, pelas ruas da cidade, os andores com as representações dos santos.

município