Junho em festa com A Cidade no Jardim e as Festas da Cidade

Ao longo do corrente mês, as escolas, as associações e restantes instituições de S. João da Madeira festejam a cidade e as suas tradições com dois eventos de grande adesão popular: “A Cidade no Jardim” e as “Festas da Cidade” em honra de “S. João”.

Já nesta quinta-feira (9 de junho), começa “A Cidade no Jardim”, que proporciona cinco dias (até 13 de junho) de animado convívio no Jardim Municipal de S. João da Madeira, espaço que se apresenta repleto de propostas interessantes para o público de todas as idades.

São mais de 80 stands de exposição, cerca de duas dezenas de tasquinhas e um diversificado programa de palco, que inclui música, dança, ginástica, artes marciais... Tudo isto preparado e interpretado por associações e instituições locais, grandes protagonistas deste certame promovido pela autarquia e que, todos os anos, atrai milhares de pessoas.

E a animação estende-se por todo o recinto, também com concursos, recriações, desporto, rastreios de saúde, sensibilização ambiental, campanha de adoção de animais, ações de solidariedade...

No primeiro e último dia do evento (quinta e segunda-feira), a abertura do certame acontece às 18h00. No feriado de 10 de Junho, assim como no fim de semana, as tasquinhas servem já refeições à hora do almoço, antecedendo a abertura dos stands, que acontece pelas 14h00. O encerramento é sempre às 24h00 e a entrada no recinto é livre.

“Festas da Cidade” com os D.A.M.A.

Dez dias depois do encerramento da edição deste ano de “A Cidade no Jardim”, arrancam as “Festas da Cidade” a 23 de junho, com as quais S. João da Madeira comemora o tradicional “S. João”.

Este ano, estas festividades decorrem de 23 a 27 de junho, contando logo na segunda noite com as Marchas Populares, que reúnem mais de 1000 participantes, a maioria dos quais são alunos das escolas sanjoanenses. Ao longo da Rua da Liberdade, aglomeram-se milhares de pessoas para aplaudir esse animado cortejo, ao qual não faltam as tradicionais quadras e manjericos.

Outro dos destaques das “Festas da Cidade” é o concerto dos D.A.M.A., que se realiza no Jardim Municipal de S. João da Madeira na noite de 27 de junho, a que se seguirá o sempre muito aguardado fogo de artifício que encerra o programa.

Como é tradição, estes festejos incluem também uma importante vertente religiosa, com particular relevo para a Procissão das Velas e a Procissão Solene, que atrai uma multidão de devotos e envolve numerosos figurantes e músicos, que acompanham, pelas ruas da cidade, os andores com as representações dos santos.