“Sábados à Descoberta em Família” terminou em festa na Escola dos Ribeiros

Esta iniciativa decorreu durante o ano letivo e envolveu as Associações de todas as Escolas do 1.º ciclo e Jardins de Infância do concelho, numa parceria com o Município de S. João da Madeira.

O programa “Sábados à Descoberta em Família” terminou em festa, na Escola do 1.º Ciclo com Jardim de Infância dos Ribeiros. Envolvendo mais de uma centena de pessoas, foram realizadas atividades ligadas ao desporto, à ciência e à educação alimentar e ambiental, que preencheram toda a tarde de sábado, 14 de maio, véspera do Dia Internacional da Família.

O mote deste dia foi dado por um peddy-paper: equipas constituídas por adultos e crianças percorreram toda a escola em busca da resolução de pistas, associadas a perguntas e tarefas. Em cada “posto” encontrava-se um professor que desenvolveu uma atividade diferente com as famílias. De uma forma lúdica e divertida, os participantes aprenderam também!

O corpo docente associou-se ao programa, desenvolvendo atividades e lançando uma campanha de angariação de alimentos. A comunidade educativa aderiu em massa, sendo que os bens angariados serão distribuídos por famílias acompanhadas pela Rede Social de S. João da Madeira. Também o ATL Gente Miúda apresentou um “cheirinho” do muito que tem desenvolvido nas oficinas de educação para a cidadania.

No final, o balanço foi muito positivo. Para além da participação de um elevado número de pessoas, as atividades desenvolvidas motivaram pais e filhos a desenvolverem, juntos, tarefas que lhe são muito queridas.

Promover momentos propícios à criatividade, à espontaneidade e ao convívio familiar e desenvolver atividades ligadas às artes, à leitura, ao património, ao desporto, à educação alimentar e ambiental e à fruição dos espaços públicos, foram alguns dos objetivos do programa «Sábados à descoberta em família».

O programa decorreu ao longo do ano letivo, abrangendo todas as associações de pais das Escolas Básicas do 1.º Ciclo e Jardins de Infância do concelho de S. João da Madeira bem como as seguintes instituições: Museu da Chapelaria, Biblioteca Municipal, Casa da Criatividade, Turismo Industrial, Núcleo de Arte da Oliva, Mercado Municipal e Divisão de Educação da Câmara Municipal.

município