A importância do capital humano em debate na Torre da Oliva nesta terça-feira

Segunda sessão do ciclo EDV Talks, promovido pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, decorre em S. João da Madeira nesta terça-feira, 10 de maio, com início às 10h00.

A Associação de Municípios das Terras de Santa Maria promove, no próximo dia 10 de maio, pelas 10h00, na torre da Oliva em S. João da Madeira, o segundo debate integrado nas EDV TALKS. Estes encontros têm como objetivo o esclarecimento dos programas que compõem o Portugal 2020 bem como sobre o respetivo estado de implementação.

Neste evento vamos tentar perceber, entre outras coisas, até que ponto as políticas públicas, designadamente as financiadas pelo Programa Operacional Capital Humano, ajudam a colmatar a diferença entre as qualificações que o mercado pede e as que estão disponíveis ou, por outro lado, como é que estimulam o tão necessário acréscimo da mobilidade dos estudantes para o ensino superior. De recordar que a especialização produtiva tem vindo a ser alcançada por força do aproveitamento da bolsa de emprego gerada localmente.

O debate contará com a presença do Gestor do Programa Operacional Capital Humano, Pedro Taborda, do presidente da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, Emídio Sousa, do presidente do Clube de Empresários e da Companhia de Equipamentos Industriais, Álvaro Gouveia, do Diretor do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, Leandro Melo, da presidente da Direção do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Anabela Brandão, do Diretor da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia de Produção Aveiro-Norte, José Martinho de Oliveira e de Ricardo Figueiredo, presidente da Câmara de S. João da Madeira. Está ainda prevista a presença (sujeita a confirmação) do secretário de Estado da Educação, João Costa.

A região do Entre Douro e Vouga é um território com uma relevância muito significativa no contexto da Área Metropolitana do Porto, com um forte potencial de crescimento associado à sua marcada vocação industrial. O conjunto dos municípios que integram o EDV concentram uma parte muito significativa de três importantes setores produtivos – moldes, metalomecânica e cortiça – e um nicho diferenciador de um outro – o calçado.

Estas e outras questões estarão no centro do debate desta sessão.