Semana da Terra continua a promover o desenvolvimento sustentável

Evento decorre até este sábado, 23 de abril, no âmbito da Agenda 21 Local, registando grande envolvimento das instituições e associações da cidade.

Prossegue até sábado, 23 de abril, a 13.ª edição da Semana da Terra de S. João da Madeira, com diversas atividades em diferentes pontos da cidade e com o envolvimento das associações e instituições de S. João da Madeira, bem como dos cidadãos em geral.

O programa iniciou-se na última segunda-feira, 18 de abril, com uma tónica acentuadamente ambiental e social, refletida em diversas atividades, como operações de limpeza e de requalificação, exposições, campanhas de sensibilização, palestras, caminhadas, teatro, recolha de alimentos e outros bens, apoio à terceira idade…

Nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de abril, realizam-se várias ações de sensibilização, manutenção de hortas e espaços exteriores, exposições, colocação de uma ilha flutuante para promover a nidificação dos cisnes, jogos ambientais e limpeza do Parque do Rio Ul.

A apresentação do projeto de requalificação preparado pela Câmara Municipal para o Parque Ferreira de Castro é um dos momentos agendados para esta quinta-feira, 21 de abril. Com início marcado para as 16h00, essa sessão tem lugar no café “O Poeta”, localizado nesse espaço verde.

No sábado, 23 de abril, último dia do evento, decorre uma iniciativa dirigida a toda a população para o controlo de plantas invasoras no Parque do Rio Ul. Esta ação será muito prática, fundamental para a preservação da flora existente e sua diversidade.

Mas há muitas mais atividades programadas, num total de cerca de sete dezenas ao longo de toda a Semana da Terra, muitas das quais realizadas nas escolas, que se destinam a sensibilizar os alunos para as questões ambientais e sociais, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável da cidade.

O programa da Semana da Terra (nas vertentes “Escolas” e “Associações/Instituições”) pode ser consultado na página da Câmara Municipal de S. João da Madeira na internet (www.cm-sjm.pt).

município