S. João da Madeira assinalou Dia da Europa

Crianças interpretaram “Canção da Alegria” ao som do Hino da Europa.

Cerca de 100 crianças participaram, a 9 de maio, no hastear da Bandeira da União Europeia, na Praça Luís Ribeiro, sessão que assinalou o Dia da Europa em S. João da Madeira, numa iniciativa da Câmara Municipal.

Estiveram presentes meninos e meninas da Creche Albino Dias Fontes Garcia e do Núcleo de Ensino, tendo estes últimos interpretado a Canção da Alegria (“Quem canta, sonha cantando/ Vive sonhando um novo sol…”), ao som da “Ode à Alegria”, de Beethoven, que se tornou, em 1985, no hino oficial da União Europeia.

A todas as crianças participantes foram entregues separadores de livros evocativos da data, onde se explica, por exemplo, que a escolha de 9 de maio para comemorar o Dia da Europa remete para o momento da apresentação, no ano de 1950, das bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.

Conselho da Juventude também lembrou a data

Neste mesmo dia 9 de maio, reuniu o Conselho Municipal da Juventude de S. João da Madeira, em que um dos temas em cima da mesa foi precisamente a construção europeia, sobre a qual foi convidada a intervir Helena Resende, docente da Escola Secundária Serafim Leite.

Nesta mesma sessão, em que foi aprovado o regimento deste órgão consultivo, foram lembrados diversos investimentos públicos realizados ao longo dos anos na cidade de S. João da Madeira que contaram com o apoio de fundos europeus.

município

Mais imagens