Apresentado programa europeu para formação de desempregados em S. João da Madeira

Os destinatários serão jovens dos 17 aos 30 anos. A formação abrangerá as áreas do empreendedorismo, criatividade e inovação, a realizar em Portugal, na República Checa e no Reino Unido.

Foi apresentado nos Paços da Cultura o projeto “European Challenges and Opportunities (em português, Desafios e Oportunidades Europeias), coordenado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, num consórcio que inclui as entidades sanjoanenses Escola Inglesa e Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, bem como três entidades estrangeiras provenientes de Inglaterra, Escócia e República Checa. O financiamento é assegurado pelo programa Erasmus + Juventude em Ação.

Na abertura da sessão Ricardo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, felicitou os presentes e disse contar com todos para ajudarem “a capturar valor para a nossa região, capturar talentos e transformar isso em valor acrescentado e em lucro para as empresas, de forma a que elas possam investir”. Segundo o edil sanjoanense o norte de Portugal é das regiões economicamente mais dinâmicas da Europa: “Nós exportamos 40% mais do que aquilo que importamos, mas algo está aqui a faltar”. E nesse sentido surge este programa que permitirá “pensar em termos europeus, ou mesmo mundiais”, proporcionando estágios no estrangeiro. “Este programa é extremamente importante para vos dar essas oportunidades, que estou certo que irão agarrar”, frisou Ricardo Figueiredo.

O projeto irá incluir um programa de formação para desempregados, ou à procura do primeiro emprego, para jovens com idade compreendida entre 17 e os 30 anos de idade, formação nas áreas do empreendedorismo, criatividade e inovação, realizadas em Portugal, na República Checa e no Reino Unido (Inglaterra e Escócia). Os jovens participantes terão acesso a workshops, “coaching”, nomeadamente para a criação do próprio emprego e incubação das suas ideias, de forma gratuita, na Sanjotec e na Oliva Creative Factory.

Este programa irá permitir que no estrangeiro “possam ter outras formas de olhar o mundo, e depois trazer esse conhecimento para Portugal”, afirmou. Dirigindo-se aos participantes, o Presidente da Câmara considerou que “é convosco que o norte de Portugal vai avançar”, mostrando-se otimista em relação à balança comercial da região, onde diz exportar-se mais 40%. E os indicadores são ainda mais relevantes no caso concreto de S. João da Madeira: “Exportamos mais 56% do que aquilo que importamos, e esse número está a crescer, o que significa que o desempenho da economia no nosso concelho é muito superior à média nacional, do norte e do Entre Douro e Vouga”.

Para Ricardo Figueiredo, com estes dados, “temos de capturar mais valor acrescentado, temos de pôr mais criatividade e mais inovação nos nossos produtos”, deixando uma mensagem aos jovens presentes na sessão: “Tenham mais confiança em vocês para seguir em frente, pois são dos melhores cérebros que existem na Europa e com um nível de formação extremamente elevado, que podem vencer em qualquer país europeu e aqui”. A este propósito relembrou o ainda recente prémio obtido pelos alunos da Escola Serafim Leite, concluindo com o desejo de que “espero que vocês possam vencer aqui”

município