Dia da Higiene Oral e do Dia Mundial da Água

Datas comemoradas antecipadamente nesta terça-feira, 15 de março, em diferentes estabelecimentos de educação da cidade S. João da Madeira.

No âmbito do projeto Ecoescovinha, uma organização da Câmara Municipal de S. João da Madeira e do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Entre Douro e Vouga, realizam-se dia 15 de março, a partir das 10.00 horas, sessões que promovem a higiene oral e o encaminhamento de escovas de dentes usadas para reciclagem e produção de mobiliário urbano.

Este projeto conta com a participação de cerca de 500 crianças de diversas escolas e jardins-de-infância de S. João da Madeira – JI e EB 1 dos Ribeiros, JI das Travessas, JI de Fundo de Vila, CEI, EB 1 do Parrinho, JI da Devesa Velha, JI do Parque, Centro Infantil e Abrigo das Laranjeiras – que já tiveram a possibilidade de terem participado nas sessões onde foi explicada a importância da higiene oral, a forma como efetuá-la corretamente e com que frequência deveriam trocar as escovas de dentes.

Uma das grandes novidades foi onde depositar as escovas de dentes usadas e qual o seu destino. E a surpresa que surgiu, fruto desta reciclagem, foi o facto de terem percebido que já estiverem em mesas de piquenique e bancos de jardins que resultaram da transformação de escovas de dentes em mobiliário urbano.

Ao longo deste dia vamos comemorar antecipadamente o Dia da Higiene Oral e o Dia Mundial da Água em três sessões, que decorrerão nas Escolas Oliveira Júnior, Serafim Leite e Centro de Educação Integral.

A iniciativa conta com a presença da coordenadora nacional do projeto Ecoescovinha, um representante da Quercus para nos falar sobre a poupança de água, nomeadamente na higiene oral e a empresa Extruplás, responsável pela receção e transformação das escovas em mobiliário urbano. Por último todos os participantes poderão visualizar, tocar e usufruir de algum mobiliário urbano que estará em exposição.

município