S. João da Madeira comemora 33.º aniversário da elevação a cidade

Visita a obras, apresentação de projetos, inauguração de exposição de arte e sessão solene marcaram o dia 16 de Maio.

S. João da Madeira assinalou a 16 de maio o Dia da Cidade, celebrando os 33 anos da sua elevação à categoria de cidade. O programa começou logo pela manhã, com visitas a obras em curso e apresentação de projetos de requalificação do espaço público, incluindo a expansão do Parque Urbano do Rio Ul.

À tarde, reuniu pela primeira vez o Conselho de Cidade, órgão de consulta representativo da comunidade sanjoanense, cuja criação foi proposta pelo Presidente da Câmara, Ricardo Figueiredo, para seu aconselhamento na elaboração de propostas e na tomada de decisões importantes para a cidade.

Nos Paços da Cultura, numa sessão muito participada e sentida, foi inaugurada uma exposição de pintura de Luís Pinho, um talento sanjoanense que desapareceu muito jovem, nos anos 60 do século XX, mas que deixou uma marca profunda de singular criatividade.

O Dia da Cidade culminou na Casa da Criatividade, com a Sessão Solene Comemorativa, que ficou marcada pela homenagem a sete cidadãos ligados à indústria que haviam já sido condecorados pela Presidência da República.Foram eles Armando Silva, Carlos Santos, Domingos Neto, Manuel Carlos, Agostinho Silva, Álvaro Gouveia, Fernando Sousa.

Instituições da cidade e o solista Luís Paranhos, que interpretou o Hino de S. João e o Hino de Portugal, deram um brilho especial à cerimónia com as as suas atuações de grande qualidade.

O programa das comemorações dos 33 anos da Elevação de S. João da Madeira prossegue até 28 de maio, com um vasto programa que pode consultar em formato PDF, clicando aqui.

município