S. João da Madeira e Dinant trocam experiências na área da educação para o empreendedorismo

Delegação da cidade belga recebida no município sanjoanense no âmbito de projeto europeu.

Autarcas, professores e alunos de S. João da Madeira e da cidade belga de Dinant têm desenvolvido uma forte cooperação sob o lema da Educação para o Empreendedorismo, no âmbito do projeto europeu Comenius Regio.

Essa troca de experiência culminou na visita que a delegação Belga realizou a S. João da Madeira, neste mês de junho, com um programa muito preenchido, que contemplou deslocações a empresas, escolas e equipamentos municipais.

Num dos momentos altos desta visita, foi plantada uma árvore no Jardim Municipal, num ato simbólico de celebração da amizade que se estabeleceu entre as duas cidades e que ficou bem patente na receção realizada logo a seguir na Câmara Municipal.

Nessa sessão foi vincada, pelos responsáveis de ambas as cidades, a importância da troca de experiências como aquela que se conseguiu ao longo deste projeto, através do desenvolvimento de um conjunto diversificado de atividades de formação e de intercâmbio em torno da Educação para o Empreendedorismo.

Isso mesmo surgiu refletido no trabalho apresentado na ocasião pelos alunos sanjoanenses envolvidos no projeto, que já se haviam deslocado a Dinant e que sintetizaram alguns dos aspetos mais relevantes dessa experiência.

Outra das notas da sessão foram os elogios da delegação belga ao trabalho desenvolvido pelo município de S. João da Madeira na área da formação para o Empreendedorismo, palavras que o Presidente da Câmara, Ricardo Figueiredo, agradeceu, atribuindo grande mérito ao “excelente trabalho realizado pelas escolas sanjoanenses”.

O autarca frisou que parcerias como esta com Dinant ajudam S. João da Madeira a progredir ainda mais e aprofundar o empreendedorismo que é uma característica dos Sanjoanenses: “Acredito que as bases que estamos a construir hoje darão resultados extraordinários para a nossa economia”.

município