Rota das Árvores em S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis a 11 de abril

Esta atividade é desenvolvida no âmbito do FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. As inscrições para participar estão abertas.

Árvores que inspiram livros e esculturas. Visitar um ninho de Amor nas copas de um carvalho com mais de 200 anos. Ouvir textos de Ferreira de Castro, escritor que viveu na Amazónia. Conversar com Paulo Neves, escultor reconhecido que nos vai revelar a sua relação com a floresta. Abraçar um carvalho que entrou para a universidade. E ainda... construir um assobio com uma bolota.

No dia 11 de abril (sábado, 14h00-20h00), as árvores e as florestas motivam um roteiro por S. João da Madeira e pelo vizinho concelho de Oliveira de Azemeís.

No início do programa propõe-se espreitar o universo de Ferreira de Castro (1898-1974), escritor da região e um grande vulto da literatura portuguesa. No Parque com o seu nome, em S. João da Madeira, vai poder ouvir-se a leitura de excertos de "A Selva", num momento em que a música também estará presente.

Em S. João da Madeira, os participantes terão ainda a oportunidade de  conhecer uma Casa na Árvore, instalação lúdica igualmente inspirada pela amazónia. E haverá ainda tempo para aprender a fazer assobios com bolotas.

Depois, os participantes seguem para a freguesia de Cucujães, no concelho de  Oliveira de Azeméis, para conhecer a obra e conversar com o escultor Paulo Neves, visitando em seguida o Parque do Cercal.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto é organizada pelas Câmaras Municipais de Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, com o apoio do CRE.Porto e Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. É cofinanciada pelo ON.2.

Para mais informações e inscrições basta clicar aqui.

município