Crianças recolhem óleo de cozinha usado na confeção dos doces de Natal

Alunos construíram e levaram para casa pequenos “Oleões”. Resíduo será reciclado e reaproveitado.

Mais de cinco centenas de crianças do 1.º ciclo e pré-escolar de S. João da Madeira construíram e levaram para casa, nesta época natalícia, pequenos “oleões” feitos com garrafas de plástico, para aí depositarem o óleo alimentar usado.

Neste período festivo, o consumo de óleo alimentar aumenta devido à confeção dos doces tradicionais da quadra, sendo esta uma altura propícia para sensibilizar e informar sobre a melhor solução a dar a este resíduo.

A opção certa é colocar o óleo alimentar usado numa garrafa de plástico e depositá-la num dos ”oleões” disponíveis nos espaços públicos da cidade ou nas escolas, para que seja encaminhado para reciclagem.

Desta forma, reduz-se a poluição da água, minimiza-se a obstrução das canalizações e reduzem-se outros prejuízos inerentes a deposição incorreta deste resíduo.

Parte do óleo depositado nos “oleões” das escolas vai ser reciclada nos próprios estabelecimentos de ensino, com a sua transformação em velas, aumentado assim o seu ciclo de vida e contribuindo para a melhoria ambiente

município