S. João da Madeira no projeto educativo transnacional “Luzes para a cidadania global”

Representantes das instituições parceiras deste projeto reuniram-se nos últimos dias em S. João da Madeira. O objetivo é desenvolver conteúdos pedagógicos no âmbito da cidadania ativa e responsável, por professores e técnicos de cinco países europeus, sendo financiado pela Comissão Europeia.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira representa Portugal no projeto educativo transnacional “Luzes para a cidadania global”, cujo coordenador é a Fundação Iberoamericana para a Educação, Ciência e Cultura. O projeto tem como objetivo desenvolver conteúdos pedagógicos no âmbito da cidadania ativa e responsável, por professores e técnicos de cinco países europeus, sendo financiado pela Comissão Europeia. Representantes das instituições parceiras do projeto reuniram-se nos últimos dias em S. João da Madeira para analisarem os conteúdos do projeto e contribuírem para a construção do projeto educativo que, depois de devidamente planeado, será posto em prática em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e Hungria.

Sensibilizar e desenvolver competências sobre uma cidadania global responsável, fomentando estilos de vida saudável, o conhecimento dos direitos humanos e o equilíbrio ambiental, é uma das máximas do projeto. Por outro lado, pretende-se desenhar programas, metodologías e materiais pedagógicos abrangendo docentes, alunos e famílias, fomentando as competências de cidadania junto da comunidade educativa.

O projeto abrange os seguintes parceiros: Municípios de Fuenlabrada e de Rivas Vaciamadrid (Espanha), Instituto Cooperazione Economica Internazionale (Itália), KATE – Kontaktstelle für Umwelt & Entwicklung (Alemanha) e Nevelok Haza Egyesulet (Hungria), para além do Município de S. João da Madeira, que representa Portugal.

A sessão de boas-vindas às delegações estrangeiras foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Ricardo Oliveira Figueiredo, tendo sido abrilhantada pelos alunos do Jardim de Infância das Travessas, que cantaram canções em inglês e português.

Refira-se que o fecho do projeto, a decorrer em meados de 2015, terá lugar em Madrid, Espanha, incluindo delegações de professores e alunos dos diversos países, onde se incluirá S. João da Madeira.

município