30 anos da elevação de S. João da Madeira a cidade prosseguem no Museu da Chapelaria

No dia 16 de Maio completaram-se 30 anos da elevação de S. João da Madeira a cidade, assinalados com um concerto de Pedro Burmester na Casa da Criatividade, que marcou também a abertura do Concurso de Piano Florinda Santos, promovido pela Academia de Música sanjoanense. As comemorações prosseguem no fim de semana com atividades programadas para o Museu da Chapelaria.

As celebrações do 30.º aniversário da elevação de S. João da Madeira prosseguem neste sábado, às 21h00, com o espetáculo “Último Turno”, no Museu da Chapelaria. Numa encenação e produção de vários grupos de teatro da cidade e da região, lembram-se os tempos em que a fábrica abre as suas portas, à noite, para o último turno.

Nessa representação, inserida também na comemoração do Dia Internacional dos Museus, os “unhas negras” chegam apressados, pois está na hora de ligar as máquinas e dar forma a mais umas centenas de feltros... mas no meio do pelo, dos feltros, das máquinas e das ferramentas, há segredos que vão ser revelados.

Integrada igualmente em ambas as efemérides, é inaugurada no Museu da Chapelaria, no domingo (18 de maio), às 16h30, a exposição "A fábrica nova", empresa que está no centro do romance “Unhas Negras”, do grande escritor sanjoanense João da Silva Correia.

Pioneira do seu tempo, "A fábrica nova" introduziu importantes alterações não só em termos de produção industrial, como também ao nível comercial e social, que se refletiram na história da cidade e deste sector industrial ao longo do século XX.

Concerto de Pedro Burmester
marcou o dia 16 de Maio

Um concerto de Pedro Burmester na Casa da Criatividade marcou o Dia da Cidade de S. João da Madeira, na sexta-feira, 16 de maio. O espetáculo abriu também a edição deste ano do Concurso de Piano Florinda Santos, promovido pela Academia de Música sanjoanense.

Sempre com a presença do Presidente da Câmara, Ricardo oliveira Figueiredo, de manhã começou por se proceder à inauguração da nona edição da exposição English Portfolio, no Instituto de Línguas, que assim se associa mais uma vez às comemorações do Dia da Cidade. À tarde realizou-se o já tradicional convívio de aniversário do Espaço Intergeracional da Rua Alão de Morais, inaugurado há precisamente 7 anos, no âmbito das celebrações do 16 de Maio.

município