Orçamento Participativo Municipal: cerca de 3.000 sanjoanenses fizeram a sua escolha

Saiba quais são as propostas vencedoras desta edição que registou a maior participação até hoje.

Perto de 3000 sanjoanenses votaram na edição de 2016 do Orçamento Participativo Municipal (OPM) de S. João da Madeira, o que representa um nível de adesão dos cidadãos cerca de quatro vezes maior do que em 2015 e 2014 (ano de lançamento desta processo).

“Nesta 3.ª edição do Orçamento Participativo Municipal os sanjoanenses excederam-se, pela positiva, apresentando duas dezenas de projetos com muita qualidade e interesse e também pela votação absolutamente extraordinária”, realçou o Presidente da Câmara.

“Numa cidade com 22 mil habitantes, termos 3 mil votantes no OPM é notável e diz bem do empenho dos promotores das propostas”, enfatizou Ricardo Figueiredo, após a sessão de apresentação dos resultados do OPM, que decorreu nos Paços da Cultura, no dia 3 de janeiro.

Quatro propostas vencedoras

Das propostas em escrutínio na categoria Geral (até 70 mil euros), em primeiro lugar ficou a “Requalificação do Recreio Exterior da Escola EB1 de Casaldelo”, apresentada pela respetiva associação de pais, com 1378 votos. No segundo lugar, situou-se a proposta “Tudo a andar: transporte adaptado”, da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira, com 706 votos. Serão estas duas ideias a concretizar pela Câmara Municipal, perfazendo um investimento total de 69.735,54 euros (32.735,54 euros e 37.000 euros, respetivamente).

Na categoria “Comemorações dos 90 Anos” (até 10.000 euros), a maior votação foi obtida pela proposta “Unhas Negras – O Espetáculo”, da autoria da Associação É Bom Viver, com 174 votos. O investimento em causa é de 8.573 euros.

Na categoria “Juventude” (até 10.000 euros), a “Requalificação do Skatepark” saiu vencedora com 153 votos. Esta proposta, apresentada pelo cidadão David Emanuel Amaro Rocha, perfaz precisamente o valor de 10.000 euros.

Refira-se ainda que, nos 100.000 euros do Orçamento Participativo Municipal de S. João da Madeira, estão incluídos 10.000 euros para o OPM Escolas, processo que irá decorrer internamente nos três agrupamentos escolares da rede pública, promovendo a participação cívica dos respetivos alunos, quer através da apresentação de propostas, quer votando naquelas que foram da sua preferência.

município