Avenida sem carros abre-se ao desporto, jogos tradicionais e rastreios de saúde

Troço da Av. Renato Araújo abre este domingo de manhã

Iniciativa culmina a Semana Europeia da Mobilidade na cidade

Já está a decorrer mais uma edição da Semana Europeia da Mobilidade em S. João da Madeira, durante a qual as deslocações nas duas linhas do TUS (transportes urbanos do município sanjoanense) são gratuitas para todos.  Uma medida da Câmara Municipal para promover o uso dos transportes coletivos na cidade, complementada este ano com um atrativo adicional, pois, em articulação com a Semana da Juventude, vai ser possível ouvir música ao vivo nesses autocarros em dois momentos assegurados pela Associação Ecos Urbanos na Lina Azul: sexta-feira, das 18h00 às 19h00, e no sábado, das 11h00 às 12h00.

Recuperando uma iniciativa que já não acontecia há vários anos, a Avenida Dr Renato Araújo vai estar encerrada ao trânsito, na manhã de 23 de setembro (domingo), entre as 09h30 e as 12h30, no troço entre a Rua Infante D. Henrique e a Avenida da Misericórdia. A via estará, dessa forma, reservada para atividades lúdico-desportivas, rastreios de saúde, pinturas faciais, jogos tradicionais e "gincanas" rodoviárias da PSP.  Será o culminar de uma semana de sensibilização da população para a adoção de meios de transporte mais sustentáveis e amigos do ambiente.

Assim, nesse troço da Avenida Renato Araújo serão colocadas balizas, cestos de basquetebol, insufláveis e estruturas de jogos eco-didáticos para que as pessoas, de diferentes faixas etárias, possam usufruir da rua numa perspetiva desportiva e mais saudável, sem a poluição do automóvel. Haverá também a possibilidade de medir a glicémia e da tensão arterial de forma gratuita e não faltarão as manobras rodoviárias para os mais novos, com orientação da PSP e a coordenação dos agentes Rodrigues.

Regista-se igualmente a participação das ginastas do ClubeA4 durante toda a manhã e do Armazém4 com atuação surpresa pelas 10h30. Já o CCD participa nesta edição, a partir das 11h45, com danças de salão, hip hop e aula de zumba. Será ai ainda o término do passeio “Diversão sobre 2 rodas”,  com surpresas para todos os participantes e prémios para as bicicletas decoradas de forma mais criativa.

Não faltam, por isso, motivos para seguir o slogan “combina e move-te” com a iniciática “Sem Carros na Avenida”, na manhã deste domingo na Avenida Dr. Renato Araújo, para a qual a Câmara Municipal de S. João da Madeira convida toda a população.

A caminhar, de bicicleta, trotineta, patins ou outros meios de locomoção ecológicos, o importante é sentir a rua sem carros, neste evento, também inserido no Projeto Educativo Municipal, que irá contar, na segunda-feira, 24 de setembro, com ações de rua para sensibilizar os automobilistas a adotarem comportamentos mais sustentáveis, envolvendo agentes da PSP e alunos dos diversos agrupamentos de escolas da cidade.

S. João da Madeira, 19 de setembro de 2018?

município