S. João da Madeira: 90 anos 90 factos

Exposição para ver no Museu da Chapelaria, com inauguração neste sábado, 29 de Outubro, às 16h30.

Este sábado, 29 de Outubro, pelas 16h30, inaugura no Museu da Chapelaria a exposição “S. João da Madeira. 90 Anos. 90 Factos”. No âmbito das comemorações dos 90 anos de independência administrativa, surge esta exposição que convida os visitantes a viajar no tempo e a conhecer 90 factos que contribuíram para a construção da história deste concelho, bem como a história do pequeno lugar que surgido por volta do século XI como “uilla sancto ioanne que dicent de mateira” se transformou, ao longo do século XX, numa das principais cidades industriais do País. 
 
Os lugares, as terras, as cidades são organismos vivos em permanente mutação. Nascem, crescem e desenvolvem-se por etapas. São o somatório de milhares de pequenos e grandes factos. Registam avanços e vivem recuos. São feitos de glórias e de derrotas. Mas, sobretudo, são feitos de homens e mulheres e da sua capacidade vital de sonhar. É pelo sonho e pela ambição de crescer que a vida das terras e dos lugares acontece. 
 
Em 2016, S. João da Madeira celebra, também, a vida de todos os homens e mulheres que ajudaram a criar este concelho. Porque a história de S. João da Madeira e, sobretudo, a sua afirmação no contexto nacional deve-se a todos os sanjoanenses que diariamente, dentro ou fora da cidade, lutaram para que a sua pequena terra de 8,2 km2 crescesse e ganhasse um espaço no tempo da história do País.
 
Inscrever, de forma expositiva, 90 anos desta história seria tarefa hercúlea. Por isso, o que esta exposição procurou pôr em evidência foram alguns dos factos que, ano a ano, ajudaram a construir a história comum do território. De 1926 a 2016 apresentamos 90 factos assinalando deste modo, o espírito do tempo vivido, retratando na escolha desse facto as preocupações fundamentais da comunidade num dado tempo e espelhando, deste modo, as idiossincrasias próprias desta comunidade

 

município