Futuro da Linha do Vouga no centro das atenções no Conselho Metropolitano realizado em S. João da Madeira

Autarcas da AMP reuniram na Torre da Oliva, nesta sexta-feira.

A Área Metropolitana do Porto está empenhada na valorização da Linha do Vouga. O assunto marcou a abertura da reunião do Conselho Metropolitano que se realizou em S. João da Madeira, nesta sexta-feira.

Na sessão, que decorreu no edifício da Torre da Oliva, foram apresentado aos presidentes de Câmara da AMP dois estudos tendo em vista a requalificação da Linha do Vouga, incidindo sobre o troço Oliveira de Azeméis-Espinho, que serve também os concelhos da Feira e de S. João da Madeira.

Esses trabalhos foram desenvolvidos pelo Instituto de Construção da Universidade do Porto e pela Infarestruturas de Portugal, respetivamente, no âmbito de um processo acompanhado também pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria.

A modernização desse troço de cerca de 32 quilómetros de extensão poderá levar a um aumento do número de passageiros atuais para mais do dobro, passando de cerca de 200 mil para mais de 500 mil por ano.

Alteração radical da mobilidade na AMP

Estes dados levaram o Presidente da Câmara de S. João da Madeira a realçar que o investimento que se perspetiva na Linha do Vouga, em articulação com a recente criação do Passe Único metropolitano, representará “uma alteração radical na mobilidade” da AMP, com reflexos também muito positivos a nível ambiental, pois “o potencial de descarbonização do grande Porto é enormíssimo”.

Recorde-se que a modernização deste troço da Linha do Vouga está contemplada com 75 milhões de euros no plano nacional de investimentos, tendo em vista o quadro comunitário 2020/2030. De qualquer forma, dada a degradação da via, a IP assume o compromisso de nos próximos anos realizar melhoramentos no montante de 10 milhões de euros.

O autarca de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente do Conselho Metropolitano, realçou que “nunca a AMP esteve tão atenta e disponível para a temática dos transportes”, adiantando que a liderança do Conselho Metropolitano “está completamente empenhada” na valorização da Linha do Vouga.

município