Pintura de mural artístico e chegada de veículo Chaimite serão parte integrante das comemorações do 25 de Abril em S. João da Madeira

Fachada de prédio de habitação social é “tela” da obra que tem Salgueiro Maia como “protagonista”. Viatura militar vai ficar em permanência nessa zona da cidade.

A Praça do Poder Local vai receber um dos momentos principais das comemorações do 45.º Aniversário do 25 de Abril, promovidas pelo Município de S. João da Madeira. Nesse dia, vai aí ser inaugurado um mural alusivo à efeméride, no âmbito de um programa de atividades que tem início marcado para as 15h00..

Da autoria do artista urbano português Frederico Draw, esse trabalho criativo está a ser executada na fachada de um prédio de habitação social do município, tendo como elemento central a figura de Salgueiro Maia (1944-1992), um dos Capitães de Abril e figura maior da Revolução dos Cravos, a quem coube comandar a coluna de veículos blindados que saiu de Santarém para o Terreiro do Paço e que acabou por levar à rendição do presidente do Conselho, Marcelo Caetano.

Essa instalação artística vai se complementada com a colocação, nessa mesma zona da cidade de S. João da Madeira, de uma chaimite cedida pelo exército ao Município, viatura militar semelhante à que Salgueiro Maia comandou nas operações do dia 25 de Abril de 1974.

Música e teatro de rua

As instituições e associações da cidade, os sanjoanenses e a população em geral são convidados pela Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, a participar nessa inauguração, cujo programa inclui música, teatro de rua e declamação, com a participação de associações da cidade: Coro de Câmara, Grupo de Teatro TOJ. Oficina da Artistas – Ecos Urbanos, Universidade Sénior e Banda de Música de S. João da Madeira.

Será o culminar de um dia de comemorações em S. João da Madeira, com início da parte da manhã, no Fórum Municipal, onde se procede ao Hastear das Bandeiras (10h00), seguindo-se a Sessão Solene da Assembleia Municipal (10h30).

Antes do feriado, no dia 23 de abril, às 14h30, no edifício da Torre da Oliva, realiza-se a abertura da exposição de trabalhos realizados por alunos das escolas da cidade para o concurso de cartazes sobre papel do exército na Revolução dos Cravos, na conquista da liberdade e no fim da guerra colonial.

município