S. João da Madeira assinalou o 45.º aniversário do 25 de Abril com sessão solene da Assembleia Municipal

Comemorações prosseguem no fim-de-semana, incluindo uma sessão com o jornalista Joaquim Furtado (sábado) e a inauguração de mural e chaimite (domingo).

O Orçamento Participativo, a Assembleia Municipal Jovem e o Portal da Transparência são exemplos de “instrumentos da vida democrática e da participação cívica” que S. João da Madeira soube desenvolver, indo ao encontro do legado do 25 de Abril e das “fortes tradições democráticas da cidade”.

As palavras foram proferidas pelo Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, na sessão da Assembleia Municipal comemorativa do 45.º aniversário do 25 de Abril, que abriu com a interpretação, pelo Coro de Câmara de S. João da Madeira, do poema “Acordai”, de José Gomes Ferreira. As mesmas vozes voltariam a fazer-se ouvir, no final da cerimónia, para cantar o Hino de Portugal.

O apelo à resistência presente no texto de José Gomes Ferreira, musicado por Fernando Lopes Graça, cruzou-se, nas intervenções realizadas ao longo da sessão, com a exaltação da necessidade de, em cada dia e em cada momento, se cumprir Abril, reforçando a nossa Democracia.

E, para isso, é importante lembrar o Portugal em que Mariana Coelho, a representante da Assembleia Municipal Jovem (AMJ), não viveu, mas do qual sobre falar com eloquência. Um país, como realçou a estudante sanjoanense, “da ditadura, da censura, da repressão e das prisões políticas”. E também um país “cujas taxas de analfabetismo eram das mais altas da Europa”.

A jovem enalteceu o projeto da AMJ, destacando que os alunos das escolas da cidade têm aí um espaço onde as suas opiniões e aspirações são “tomadas em conta” e onde têm a oportunidade de serem deputados municipais, como aqueles que se lhe seguiram nos discursos do dia: Manuel Luís Almeida (CDS/PP), Jorge Cortez (CDU), Pedro Gual (PSD) e Rodolfo Andrade (PS).

Essa é também uma forma de ensinar Abril, pois, como realçou a Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis: “Ensinar Abril significa transmitir confiança na capacidade que cada um tem de promover a mudança, não remetendo para os outros as opções que a nós dizem respeito”.

Comemorações prosseguem no fim-de-semana

A anteceder a sessão solene do 25 de Abril, teve lugar, no largo em frente ao Fórum Municipal, a cerimónia do Hastear de Bandeiras, com a participação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira.

As comemorações prosseguem no sábado, 27 de Abril, no Museu da Chapelaria, onde se realiza, pelas 15h00, uma sessão sobre o papel do exército na conquista da Liberdade e o fim da guerra colonial. Para abordar o tema, foram convidados o médico Adão Cruz e o jornalista Joaquim Furtado, autor da premiada série televisiva documental “A Guerra”.

No domingo, às 15h00, decorre na Rua do Poder Local, na zona de Fundo de Vila, uma sessão evocativa da Revolução de Abril, com música, teatro de rua e declamação, durante a qual será também inaugurado um mural do artista urbano Frederico Draw e um veículo blindado chaimite que ficará instalado nesse espaço público da cidade

município