S. João da Madeira assinala Elevação a Cidade

Sessão Solene contará com a presença do ilustre médico sanjoanense Flores Santos Leite, comissário das comemorações.

Há 35 anos, no dia 16 de maio de 1984, era aprovada pela Assembleia da República a elevação de S. João da Madeira à categoria de cidade. A data é assinalada esta quinta-feira, às 21h30, na Casa da criatividade, numa sessão solene promovida pela Câmara Municipal.

Este ano, a convite do presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, o comissário das comemorações do Dia da Cidade é o ilustre médico sanjoanense Flores Santos Leite, sucedendo a outra figura de referência de S. João da Madeira, o advogado e escritor Pereira da Costa, que desempenhou essas funções em 2018.

Flores Santos Leite será, assim, um dos oradores na cerimónia marcada para a Casa da Criatividade, na qual intervirá também o Presidente da Câmara. O programa da sessão inclui também atuações da Banda de Música e da Academia de Música de S. João da Madeira, assim como da Associação de Promoção da Juventude (APROJ).

Referências ao passado, presente e futuro de S. João da Madeira vão marcar este aniversário da cidade, uma urbe “pequena em território, mas grande em valor”, como destaca o presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, aludindo ao facto de o concelho sanjoanense ser, em termos geográficos, o mais pequeno do país, mas também um dos mais dinâmicos a nível económico e com maior qualidade de vida.

O segredo desse progresso, sentido em diferentes áreas da vida da cidade, está, em grande medida, no espírito empreendedor dos Sanjoanenses, que se traduz “numa enorme vontade de superação e de estar sempre na linha da frente”, como salienta Jorge Vultos sequeira.

município