3.ª sessão da Assembleia Municipal Jovem de S. João da Madeira esta quarta-feira no Fórum Municipal

Reunião realiza-se nesta quarta-feira, 29 de maio, no Fórum Municipal, com início às 14h30.

Nesta quarta-feira, 29 de maio, realiza-se a terceira sessão da Assembleia Municipal Jovem (AMJ) de S. João da Madeira, relativa ao ano letivo 2018/2019. A reunião tem início marcado para as 14h30, na sala de Sessões da Assembleia, no 1º piso do Edifício do Fórum Municipal.

Para além das intervenções do habitual período de antes da ordem do dia, durante o qual os alunos com assento na AMJ abordam assuntos diversos de interesse para a cidade na perspetiva dos jovens, a ordem de trabalhos inclui também a apresentação de questões e propostas subordinadas ao tema “S. João da Madeira – a minha cidade de futuro”.

Outro momento agendado para esta sessão da AMJ é uma abordagem ao projeto internacional D-Noses, no qual o Município de S. João da Madeira é um dos representantes de Portugal, juntamente com o Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (Lipor) e a Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (APEA).

Envolvendo um total de 14 entidades de 9 países, D-Noses foi criado com o objetivo de mudar a forma como a poluição por odores é atualmente abordada em todos os níveis do governo (europeu, nacional e local), sendo este um assunto com o qual S. João da Madeira se confronta devido ao chamado “cheiro a Casqueira” que tem sido uma das preocupações da cidade a nível ambiental.

Com financiamento no âmbito do Programa-Quadro Europeu para a Investigação e Inovação (Horizonte 2020), este projeto irá capacitar as comunidades locais afetadas pela poluição causada por odores para recolherem evidências sobre o problema, tendo em vista impulsionar a mudança.

município