Aberto o período de votação do OPSJM 2019

É possível votar online, votar por SMS e votar presencialmente até 30 de junho.

Iniciou-se nesta terça-feira, 4 de junho, o período destinado à votação das 31 propostas validadas no âmbito da edição de 2019 do Orçamento Participativo de S. João da Madeira (OPSJM).

Os sanjoanenses podem fazer a sua escolha até 30 de junho, quer através da votação online - em www.opsjm.pt –,  quer presencialmente nos locais definidos para o efeito.

O evento “A Cidade no Jardim” terá locais de voto nos stands da Junta de Freguesia e do Município.  As Piscinas Municipais, o edifício da Câmara Municipal e os Paços da Cultura serão os espaços que têm a funcionar, em permanência, um balcão para o voto presencial.

Uma outra solução para votar, acrescentada na edição do OPSJM 2019, é o voto por SMS. Os eleitores sanjoanenses podem utilizar esta opção, que depende, contudo, de um prévio registo online.

A lista definitiva com os projetos em votação pode ser consultada em www.opsjm.pt, onde é possível obter as informações sobre cada uma das propostas, clicando no botão “Projetos” localizado no menu de topo do site.

Obrigatório Escolher Duas Propostas por Categoria

Apenas os eleitores de S. João da Madeira podem participar na votação. Os cidadãos, ao exercerem o seu direito de voto, terão obrigatoriamente de escolher duas propostas em cada uma destas categorias: o OP Juventude 15.000€ - tem 4 projetos em votação; o OP Geral 15.000€ - que tem 11 projetos; e o OP Geral 70.000€ - com 16 projetos.

As 31 propostas validadas para votação pelo OPSJM 2019 são de diferentes âmbitos, vão da área social a intervenções no espaço público, passando pelo desporto, eventos e ideias apresentadas, materiais e imateriais.

O Orçamento Participativo é um processo democrático através do qual os cidadãos decidem o destino de uma parte do orçamento do Município e da Freguesia. Destina-se aos cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, eleitores no concelho.

Nesta edição de 2019, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de S. João da Madeira decidiram unir os OPs que desenvolviam separadamente, conseguindo, deste modo, potenciar os recursos financeiros e humanos disponíveis para este processo de participação cívica.

município