Decretado Dia de Luto Municipal

Pelo falecimento do antigo Presidente da Câmara de S. João da Madeira Manuel de Almeida Cambra.

Faleceu o antigo Presidente da Câmara de S. João da Madeira Manuel de Almeida Cambra, eleito pela primeira vez para o cargo em 1984, tendo concluído os seus mandatos em 2001. Foi ainda Deputado à Assembleia da República.

Expressando à família, em seu nome pessoal e do Município, profundo pesar e grande consternação pelo falecimento de Manuel de Almeida Cambra, o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, decretou Luto Municipal nos dias 25 e 26 de junho de 2019, despacho que será submetido a ratificação em reunião do executivo.

Nascido em 8 de julho de 1929, em S. João da Madeira, Manuel de Almeida Cambra é uma figura incontornável do concelho, estando indelevelmente ligado, como autarca, a um período de grande crescimento da cidade, ocupando, por direito próprio, um lugar de destaque na história do Município.

Como se lê no despacho que decreta o Luto Municipal, as piscinas exteriores, o Centro Coordenador de Transportes, o Pavilhão das Travessas são, entre outras, obras municipais concretizadas nos mandatos de Manuel de Almeida Cambra, que constituem, ainda hoje, referências da cidade.

A abertura de novos arruamentos, a edificação dos 298 fogos de habitação social no Orreiro, a aquisição do Cine-Teatro Imperador e a transformação da Praça Luís Ribeiro e ruas adjacentes em zona pedonal constituem outras marcas dos seus mandatos que perduram na vida da cidade.

Informa-se que o funeral se realiza amanhã, terça-feira (25 de junho), às 16h00, na Igreja Matriz, seguindo para o cemitério n.º 2.

(Na imagem: pormenor do quadro do ex-Presidente Manuel de Almeida Cambra, da autoria de Victor Costa, obra que se encontra no Salão Nobre da Câmara Municipal de S. João da Madeira)

24 de junho de 2019

município