Vereadora Paula Gaio e Carlos Silva (Ecos urbanos) conselheiros para a igualdade

Novo protocolo com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género prevê nomeação de duas pessoas para desempenhar estas funções

O Presidente da Câmara de S. João da Madeira nomeou a Vereadora Paula Gaio como Conselheira Interna para a Igualdade e Carlos Silva, Diretor Técnico da Associação de Jovens Ecos Urbanos, como Conselheiro Externo para a Igualdade.

Esta medida decorre do novo protocolo de cooperação para a igualdade e a não discriminação, assinado entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e o Município, no início de junho. Aí se refere, como se assinala no despacho de nomeação proferido esta semana, “a necessidade de nomear dois/duas Conselheiros/as Locais para a Igualdade, interno/a e externo/a”.

Assim, para além da Vereadora Paula Gaio, que já vinha desempenhando as funções de conselheira para a igualdade no Município de S. João da Madeira, também Carlos Silva passa a ter a atribuição de acompanhar e dinamizar a implementação de políticas locais para a cidadania e igualdade de género.

No despacho assinado pelo Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, refere-se que “as autarquias locais, pela sua proximidade com as populações”, são “entidades priveligiadas para a concretização de ações e medidas que tenham como objetivo a promoção da política da igualdade de género e de oportunidades”.

No documento, assinala-se também que “a eliminação de estereótipos, o combate à discriminação e a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica constituem objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal +Igual” (ENIND), aprovada pelo Conselho de Ministros”.

26 de junho de 2019

município