Dia Municipal do Bombeiro marcado pela nomeação do Comandante dos Bombeiros para coordenador da Proteção Civil

Revelação foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, durante as comemorações, neste sábado, 26 de outubro. O programa começou pela manhã com a apresentação de duas novas ambulâncias, cuja aquisição foi apoiada pela Câmara Municipal. No final, realizou-se um simulacro de acidente, no Bairro do Orreiro, momentos que foram acompanhados por muitos moradores locais, que não regatearam aplausos aos seus bombeiros.

O Município de S. João da Madeira prestou homenagem aos Bombeiros da cidade, ao longo deste sábado, marcado por um conjunto de atividades que colocaram a corporação sanjoanense em contacto com a população, em diferentes pontos do concelho.

Este Dia Municipal do Bombeiro começou com um “quartel aberto“ no largo junto ao edifício da Câmara, prosseguindo, ainda durante a manhã, na Praça 25 de Abril, com a apresentação, bênção e inauguração de duas novas ambulâncias que vão substituir outras duas que já não estão em condições de se manterem ao serviço.

À tarde, as comemorações passaram para a rua Manuel Luís Leite Júnior, com parada, promoções de quatro novos bombeiros e intervenções dos responsáveis da corporação são-joanense da liga dos bombeiros e da Câmara Municipal.

O programa culminou com um simulacro de acidente de viação no Bairro do Orreiro, onde a ação dos operacionais e dos figurantes que interpretaram papel de sinistrados recebeu fortes aplausos do muito público presente.

Coragem e dedicação

Grande destaque do dia Municipal do Bombeiro foi o anúncio, feito pelo presidente da Câmara, de que nomeara, com efeitos a partir de 5 novembro, o comandante Normando Oliveira para coordenador da Proteção Civil Municipal. um reconhecimento da qualidade da corporação de S. João da Madeira, enaltecida pelo autarca, que sublinhou a coragem dos efetivos sanjoanenses, lembrando que este é um voluntariado muito especial, por envolver, em inúmeras circunstâncias, risco para a própria integridade física.

Consciente da importância dos bombeiros para a segurança das populações, Jorge Vultos Sequeira referiu que a Câmara Municipal tem apoiado a corporação, assinalando que, para além do subsídio anual, A autarquia tem colaborado na aquisição de equipamentos de proteção especial, de um compressor de alta pressão para enchimento de botijas de oxigénio e de novas ambulâncias.

A própria população Sanjoanense foi a elogiada ao longo do dia, pelo papel que teve ao votar em projetos dos bombeiros que foram contemplados no âmbito do orçamento participativo de S. João da Madeira, como aconteceu com uma das ambulâncias apresentadas nesta data.

Às manifestações de reconhecimento que foram recebendo nos diversos momentos do programa do dia, o Presidente da Direção dos Bombeiros, Carlos Coelho, e o Comandante Normando Oliveira responderam, dando nota do seu agradecimento pela colaboração, com a qual continuam a contar para que os operacionais que dirigem tenham condições para exercer a sua missão com o brio e dedicação que os caracteriza, como foi destacado nas diversas intervenções.

município