Estudantes da Ilha do Maio realizam Gala solidária em S. João da Madeira

Dia 23 de maio, na Sala dos Fornos da Oliva. Espetáculo aberto ao público em geral, inserido no encontro anual promovido pela Associação Maense em Portugal. Evento reforça geminação entre o Município sanjoanense e o Maio.

Mais de uma centena de estudantes da Ilha do Maio que fazem a sua formação em Portugal reúnem-se, de 22 a 24 de maio, na cidade de S. João da Madeira para o seu 6.º encontro anual. Um evento que se realiza a convite do presidente do Município sanjoanense, que assim pretende reforçar a geminação estabelecida com aquela localidade de Cabo Verde em maio de 1999.

Organizado pela Associação Maense em Portugal e contando com a presença de Presidente da Camara Municipal do Maio, Manuel Ribeiro, este encontro é apresentado como “um espaço privilegiado de debate, reflexão e crítica sobre os aspetos importantes referentes à ilha do Maio”.

Essa vertente estará particularmente vincada na conferência a realizar, a 23 de Maio, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira. O tema será “O Percurso da Ilha do Maio no Contexto dos 40 anos da Independência de Cabo Verde: Contributos e Desafios”.

Ritmos e tradições de Cabo-Verde

O programa deste encontro contempla também uma forte componente cultural, que tem como ponto alto a gala a realizar, na noite desse sábado, na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory. Aí se cruzam manifestações artísticas da Ilha do Maio com atuações de associações sanjoanenses, que irão da música à dança, passando pela poesia e pelo canto.

Assim, vão participar na animação dessa noite a Banda de Música de S. João da Madeira, o Centro de Cultura e Recreio (CCD), a APROJ e o Coro de Câmara, cujas intervenções se vão intercalar com ritmos e tradições de Cabo Verde, destacando-se o grupo de tambores Tabanka, um desfile de traje africano e muitos momentos musicais, com Sant´Ana, Kriol Art´Music, Minis di Coimbra, Celina Pereira, Tibau Tavares…

Essa gala é aberta ao público em geral e tem entrada gratuita. Quem o desejar, pode contribuir com um valor simbólico que entenda adequado para apoio a crianças na Ilha do Maio. Seguir-se-á, nessa mesma noite, uma “after party” de muita música e dança, com diversos DJs

ação social