S. João da Madeira Solidária com Vítimas de Violência Doméstica

Município adere à Rede de Municípios Solidários com Vítimas de Violência Doméstica e passa a trabalhar em colaboração com 153 autarquias portuguesas.

S. João da Madeira participou esta semana na assinatura do protocolo “Municípios Solidários com as Vítimas de Violência Doméstica”, celebrado entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP).

A cerimónia decorreu na sede da ANMP, em Coimbra, tendo sido presidida pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro. O Município sanjoanense esteve representado pela Vereadora da Ação Social, Paula Gaio, que formalizou a adesão de S. João da Madeira à Rede Nacional de Municípios Solidários.

Este protocolo, na sua primeira edição de 2012, contava com 132 Municípios. A partir de agora são já 154 os Municípios que assumem este compromisso de colaboração ativa na prevenção e combate da violência doméstica.

Nesse âmbito, de acordo com informação publicada no site da ANMP, pretende-se “garantir a efetiva resposta às necessidades de habitação das mulheres que se tornam autónomas após a sua permanência em estruturas de acolhimento de emergência e casas de abrigo integradas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica”.

ação social