Fotografias nos Paços da Cultura são “janelas” para o Bairro

Exposição “Bairro Doce Bairro” está patente até 6 de junho, numa iniciativa desenvolvida no âmbito dos projetos Habitus e YARD.

Fotografias do Bairro do Orreiro com gente dentro, captadas por jovens dessa zona da cidade de S. João da Madeira, podem ser vistas na galeria dos Paços da Cultura, até 6 de junho.  Esta é mais uma iniciativa do projeto comunitário Habitus, promovido pelo município sanjoanense e que conta com o envolvimento das associações Ecos Urbanos, Mentemovimento e Centro de Cultura e Desporto (CCD).

A exposição, intitulada “Bairro Doce Bairro”, resulta de uma oficina de fotografia que decorreu precisamente no Orreiro e colocou jovens locais a registarem em imagem alguns moradores carismáticos desse lugar da cidade de S. João da Madeira.

Estando também integrada no projeto transnacional YARD-Educação Contra a Descriminação, a iniciativa tem uma vincada vertente social e inclusiva, bem patente nas fotografias expostas. Essa realidade foi destacada pelas vereadoras da Educação e da Ação Social da Câmara Municipal de S. João da Madeira, presentes na sessão de inauguração desta mostra, que decorreu na última terça-feira, 28 de maio.

Financiado pelo programa comunitário Erasmus +, o YARD visa contribuir para a inclusão social e o diálogo intercultural entre os jovens, assim como combater a discriminação e promover a diversidade, através de práticas de cidadania. Para além do Município de S. João da Madeira, estão envolvidas entidades ligadas à educação de outras três cidades europeias: Milão (Itália), Lublin (Polónia) e Pécs (Hungria).

Quanto ao Projeto Habitus - apoiado pelo programa Portugal 2020 e Fundo Social Europeu –, o objetivo é o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, promovendo uma melhoria da qualidade de vida, bem-estar, igualdade de acesso e oportunidades, de forma a restabelecer ou contribuir de forma sustentada para o sentimento de pertença à comunidade.

ação social