Zona Industrial das Travessas cresce para atrair empresas e criar emprego

Investimento de cerca de 1,5 milhões de euros (com comparticipação de 85% de fundos comunitários no âmbito do QREN), permite disponibilizar 54 novos lotes para a instalação de empresas.

O Município de S. João da Madeira concretizou um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros (com comparticipação de 85% de fundos comunitários no âmbito do QREN) na ampliação da Zona Industrial das Travessas, de forma a disponibilizar 54 novos lotes para a instalação de empresas, abrangendo um total de mais de 77 mil metros quadrados de terreno. As faixas de rodagem e os lugares de estacionamento construídos perfazem mais 45 mil metros quadrados, aproximadamente, a que se somam ainda passeios e espaços para áreas verdes. Globalmente, este empreendimento municipal abrange mais de 120 mil metros quadrados.

Para além dos trabalhos no terreno, este empreendimento envolveu o reparcelamento de um conjunto de perto de três dezenas de terrenos pertencentes a diversos proprietários, além de parcelas do próprio Município de S. João da Madeira. Através do sistema de perequação, promove-se a distribuição equitativa dos custos e benefícios desta operação.

Dessa forma, é possível agora disponibilizar para venda 54 lotes destinados a atividades de interesse económico local e atividades complementares, que garantam a segurança e o equilíbrio ambiental do espaço envolvente. Paralelamente, esta intervenção requalifica o tecido urbano existente nesta zona de S. João da Madeira, localizada na parte Sul/Nascente da cidade, que faz fronteira com o concelho de Oliveira de Azeméis.

As estimativas da Câmara de S. João da Madeira apontam para que o investimento efetuado na ampliação da Zona Industrial das Travessas permita uma criação de valor de cerca de 5 milhões de euros com a venda, por parte do Municípios e dos proprietários privados, da totalidade lotes agora disponibilizados.

Como o Presidente da autarquia, Ricardo Figueiredo, referiu na sessão de inauguração desta ampliação, realizada a 16 de Maio (Dia da Cidade), estima-se também que as empresas que aí venham a instalar-se criem cerca de 1500 postos de trabalho e possam atingir um volume de negócios anual da ordem dos 100 milhões de euros.

urbanismo