Propostas da área social vencem Orçamento Participativo Municipal

Resultados foram divulgados nos Paços da Cultura.

Terminado o período de votação nas propostas da segunda edição do Orçamento Participativo Municipal (OPM) de S. João da Madeira, que decorreu de 18 de setembro a 16 de outubro, os resultados foram divulgados numa sessão pública realizada nesta sexta-feira, 23 de outubro, nos Paços da Cultura da cidade.

Assim, conjugando as votações com a verba limite de 90 mil euros definida para esta segunda edição do OPM de S. João da Madeira, são três os projetos que vão ser incluídos no orçamento municipal para 2016:

Desporto para todos - 341 votos
Projeto de inclusão social por via da prática do futebol rentabilizando os espaços desportivos da cidade. Valor: 22.000 euros
Entidade proponente: Associação Desportiva e Recreativa Amigos do Visconde (ADRAV)

Lavandaria e Balneário Social - 169 votos
Melhoramento em termos de espaço físico, equipamento e qualidade do serviço de lavandaria e balneário social dirigida a pessoas/famílias carenciadas do concelho, acompanhadas a nível de ação social pelas instituições locais, estimulando a criação de emprego. Valor: 10.700 euros
Entidade proponente: Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira

Inform@tica Interger@ções - 55 votos
Dotar um espaço com computadores portáteis com vista a tornar a informática, nomeadamente na sua vertente de utilização de Internet, acessível aos cidadãos mais jovens e mais idosos, designadamente numa perspetiva intergeracional e incluindo um sistema de empréstimo dos equipamentos a instituições vocacionadas à terceira idade e escolas (EBs/ JI). Valor: 10.340 euros
Entidade Proponente: Universidade Sénior de S. João da Madeira.

Embora tenha ficado em terceiro, com 117 votos, a proposta do Núcleo da Cruz Vermelha de uma Unidade Móvel de Saúde acabou por não ser contemplada pelo facto de não poder ser acomodada na verba que ficou disponível depois de considerados os dois projetos mais votados. Dessa forma, acabou por ser incluída a proposta seguinte com mais de 50 votos (valor mínimo necessário para ser elegível), no caso concreto a Inform@tica Interger@ções.

Ao todo estiveram sob escrutínio – presencialmente e pela internet – 15 projetos apresentadas por associações/instituições sanjoanenses e por cidadãos naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes em S. João da Madeira.

Na sessão de apresentação dos resultados, o Presidente da Câmara, Ricardo Oliveira Figueiredo, assinalou o aumento do número de votantes, relativamente a 2014: “Tivemos 30% mais de pessoas a votar. No ano passado foram cerca de 600, e neste ano houve 800 votos, denotando um maior envolvimento da população”.

Outra nota que o autarca destacou foi a de “uma maioria de projetos da área social”, facto que acabou por se refletir nas três propostas do OPM 2015 que irão integrar o próximo orçamento camarário, todas elas com uma importante vertente de inclusão social.

Ricardo Figueiredo lembrou também o envolvimento do movimento associativo da cidade, que este ano teve a oportunidade de apresentar propostas, o que anteriormente acontecia apenas através dos cidadãos individualmente. Dos 15 projetos em votação, mais de metade foram apresentados por associações ou instituições sanjoanenses, sendo esta também uma característica comum aos três vencedores, fator revelador do dinamismo do movimento associativo de S. João da Madeira.

urbanismo