Cidade Inclusiva com contrato assinado para criação de 52 passadeiras inteligentes

Intervenção em 50 passadeiras e reperfilamento da Rua João de Deus adjudicados.

O Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, assinou o contrato para a concretização do projeto “Cidade Inclusiva”, que se reflete num investimento de mais de 300 mil euros na melhoria da mobilidade no concelho.

A obra inclui o reperfilamento da Rua João de Deus e intervenção em mais de 50 atravessamentos para peões. A adoção de soluções inovadoras, designadamente as chamadas passadeiras inteligentes, terão impacto no dia-a-dia da população de S. João da Madeira.

As passadeiras inteligentes emitem sinalização luminosa aos automobilistas, quando se verifica a aproximação de transeuntes. Haverá também passeios com piso tátil para invisuais, que lhes permite detetar a proximidade das vias e as passagens para peões.

O reforço da sinalização, a colocação de marcadores solares - “luzes intermitentes” - e o rebaixamento de passeios para cadeiras de rodas, são outros melhoramentos a concretizar, no âmbito desta empreitada. O valor desta adjudicação é cerca de 350 mil euros, com empresa de construções e obras públicas Civopal.

Jorge Vultos Sequeira salienta “o carácter inclusivo desta obra, pois S. João da Madeira dará mais qualidade de vida aos cidadãos com dificuldades de mobilidade, no seu dia-a-dia pela cidade”. O reforço da segurança com as passadeiras inteligentes “é uma questão à qual a Câmara Municipal presta muita atenção, para prevenir os atropelamentos de peões”, refere o presidente.

urbanismo

Mais imagens