Mais de 1600 novas luminárias LED estão a ser instaladas em S. João da Madeira

Este investimento promove a redução de custos em energia e diminui a pegada ecológica de S. João da Madeira nesta matéria.

Está em curso a colocação, na cidade de S. João da Madeira, de mais de 1600 luminárias de alta eficiência LED, tecnologia que permite baixar o consumo energético e a emissão de carbono da iluminação pública, sem comprometer os índices de luminância média.

Esta intervenção representa um investimento de cerca de 500 mil euros da Câmara Municipal na rede de iluminação pública de S. João da Madeira, que gerará uma poupança estimada da ordem dos 140 mil euros anuais no funcionamento dessas estruturas.

Menor consumo e melhor ambiente

A redução de custos decorre de um inferior consumo energético das novas luminárias, daí resultando também vantagens ao nível da produção de gases de efeito estufa, com menores emissões de dióxido de carbono, o que se traduz na diminuição da pegada ecológica de S. João da Madeira.

Estimativas realizadas pelo Município de S. João da Madeira, em colaboração com a agência de energia Energaia, apontam para uma poupança de mais de 70 por cento nos consumos, com a substituição das 1600 luminárias de vapor de mercúrio e vapor de sódio pelas novas luminárias de tecnologia LED.

urbanismo