Apoio a pessoas em situação de Sem-Abrigo

No âmbito do apoio a pessoas em situação de sem-abrigo, inclui-se a disponibilização pelo Município de um apartamento de autonomização, para gestão e monitorização semanal por parte da equipa do TRILHO - Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira, que acolhe e promove a reintegração social até um máximo de quatro pessoas do sexo masculino.
Entretanto, está prevista a cedência de mais um apartamento de autonomização, neste caso dirigido a pessoas do sexo feminino. A sua implementação está em andamento, tendo sido aprovada uma candidatura efetuada pelo município de S. João da Madeira, ao programa NORTE 2020, para Inserção de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, em parceria com o TRILHO.
 
A autarquia tem colaborado igualmente noutras medidas dirigidas a pessoas sem-abrigo, nomeadamente:
- Pagamento das refeições da Cantina Social que vão para além do total estabelecido e comparticipado pelo Estado à Santa Casa da Misericórdia;
-  Vacinação gratuita contra a gripe e realização de rastreios anuais de saúde;
- Implementação anual de um plano de contingência contra o frio;
- Financiamento do Refeitório Social “Senta.com” através do orçamento participativo municipal, implementado pela Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira, onde as pessoas que usufruem da Cantina Social podem efetuar as refeições;
- Parceria na constituição do NPISA - Núcleo de Planeamento e Intervenção com Sem Abrigo, para estudo, acompanhamento e monitorização deste fenómeno social, bem como de realização de diagnóstico e intervenção destas pessoas (protocolo acessível no link abaixo).