Magia do Natal vive-se em S. João da Madeira com Pista de gelo natural na Praça Luís Ribeiro

30 de novembro a 5 de janeiro | Praça Luís Ribeiro

A partir do dia 30 de novembro ligam-se as iluminações de Natal em S. João da Madeira e, a 2 de dezembro, abre a pista de gelo natural instalada na Praça Luís Ribeiro, naquela que é uma grande novidade da programação desta quadra festiva para este ano, com atividades previstas até 5 de janeiro de 2020.

Essa atração, especialmente apetecível por parte das crianças e jovens, estará aberta diariamente, sendo que o horário será das 14h00 às 22h00, nos dias úteis, enquanto aos sábados, domingos e feriados, o período de funcionamento se inicia já de manhã, às 10h00, encerrando à mesma hora.

Chegada do Pai Natal, Mercadinho e arruada com a Banda

Para 8 de dezembro está programada a tradicional “Chegada do Pai Natal” à Praça Luís Ribeiro, um momento com início marcado para as 15h00 que é muito aguardado pelos mais novos, constituindo uma das atividades com maior participação, principalmente por parte das famílias com filhos de tenra idade, sempre fascinados pela figura afável que entrega os presentes e que, como é habitual, não deixará de trazer surpresas para quem lhe vier dar as boas-vindas.

Uma semana depois, no dia 15 de dezembro (domingo), entre as 10h00 e as 17h00, realiza-se o Mercadinho Sustentável de Natal, que é já uma das marcas da quadra em S. João da Madeira, convidando os participantes a assistir a atuações de associações da cidade e da região e a comprar produtos biológicos e da terra, para oferecer ou consumir nas festividades desta época do ano.

No mesmo dia, de manhã, com aguardada passagem pelo Mercadinho Sustentável da Praça Luís Ribeiro, haverá uma concentração de motards Pais Natais a percorrer as ruas de S. João da Madeira.

Noutro momento deste programa municipal intitulado “A Magia do Natal”, entra em cena a Banda de Música de S. João da Madeira. A mais antiga instituição sanjoanense, que tem tido uma relevante presença nas celebrações da quadra natalícia, vai protagonizar, na tarde de 21 de dezembro, uma arruada da Casa da Criatividade à Praça Luís Ribeiro, principal centro das atividades que vão decorrer de 30 de novembro a 5 de janeiro.

Bazar, teatro para crianças e coro gospel

A programação de Natal vai também chegar a diversos edifícios do Município, como é o caso da Oliva Creative Factory, onde a Sala dos Fornos recebe mais uma edição do Bazar de Natal da Oliva, que reúne marcas de criadores das áreas do design, moda, joalharia, ilustração, artesanato urbano e gourmet, incluindo um mercado de presentes, animação, oficinas, workshops, música, espaço infantil.

Essa atividade decorre a 7 de dezembro, data em que a magia do Natal vai estar também presente no Museu do Calçado e no Complexo Desportivo Paulo Pinto. No início da semana seguinte, nos dias 9 e 10, a Casa da Criatividade recebe diversas sessões de teatro de Natal, com a peça “O Príncipe Nabo”. Trata-se de uma oferta do Município aos alunos do 1.º Ciclo e do pré-escolar do concelho, proporcionando-lhes, como informa a Câmara, uma “experiência de natureza cultural e artística, com uma forte mensagem social”.

No mesmo equipamento cultural de S. João da Madeira, sobe ao palco, na noite de 13 de dezembro, o “Saint Dominic’s Gospel Choir”, o maior coro de Gospel em Portugal, que apresenta “um leque de músicos de excelência, tornando cada espetáculo único e irrepetível”.

No âmbito do Turismo Industrial, há igualmente um programa especial de visitas de 16 a 21 de dezembro, mediante marcação. Já na Biblioteca Municipal, para dia 21 de dezembro, está marca uma sessão alusiva ao Natal da atividade “Queres ouvir uma história?”

cartaz

Imagens do Evento