Carnaval das Escolas de S. João da Madeira

15 de fevereiro | 10h00 | Ruas da Cidade

A magia do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira regressa no próximo sábado às ruas do centro da cidade. Os Cardadores de Vale de Ílhavo são o grupo convidado, desta edição, mantendo-se a aposta no combate ao plástico, através da utilização de copos biodegradáveis no abastecimento de água.

Alegria, cor e movimento irão, portanto, contagiar os milhares pessoas que acompanham o desfile de 2000 participantes, num corso composto por crianças, adolescentes, adultos e séniores da comunidade escolar da cidade. Todos saem à rua mascarados e, este ano, inspiram-se no tema "Carnaval com Arte".

A Câmara Municipal de S. João da Madeira convida-o a assistir ao desfile carnavalesco, que já vai na 39ª edição. Tem início às 10h00, na zona junto ao hospital da cidade e à Santa Casa da Misericórdia. O corso percorre a Avenida Dr. Renato Araújo, segue depois um trajeto diferente em relação a anos anteriores, já que passa pela Rua dos Combatentes da Grande Guerra e pela Rua Oliveira Júnior, dirigindo-se à Praça Luís Ribeiro, onde culminará, como acontece desde 2018.

TRADIÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Este 39.º Carnaval das Escolas de S. João da Madeira conta com a presença especial dos Cardadores de Vale de Ílhavo, dando-se, assim, continuidade à participação de grupos convidados iniciada há dois anos, com os Caretos de Podence, a que sucedeu, em 2019, o “Dragão Chinês” do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro. As crianças e jovens sanjoanenses têm tido, dessa forma, oportunidade de contactar com tradições de outras zonas do país e do mundo.

Introduzida em 2019, a medida de utilização de copos biodegradáveis para combater o uso de garrafas de plástico de utilização única volta a ser uma marca desta edição, prosseguindo uma política implementada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira nos eventos que organiza.

ALTERAÇÕES PROVISÓRIAS DE TRÂNSITO

Devido à realização do evento, as diferentes zonas abrangidas pelo evento estarão com trânsito condicionado entre as 9h00 e as 13h00 de sábado, pelo que a organização agradece a melhor compreensão dos automobilistas, solicitando o recurso a vias alternativas nas suas deslocações, bem como uma atenção especial à sinalização provisória de trânsito e às indicações das autoridades.

Os automobilistas que circularem no sentido norte-sul podem dirigir-se para poente através da Rua D. Afonso Henriques. Se o fizerem para nascente, têm como alternativa a Rua Guerra Junqueiro. Já que circula sul-norte, pode seguir, para poente, pela Rua 16 de Maio ou, para nascente, pela Rua Fonte Cova.

Considerando a grande afluência de participantes e de público ao Carnaval das Escolas de S. João da Madeira, a organização recomenda que as deslocações se façam, o mais possível, a pé, o que vai ao encontro do facto de este ser um eco-evento.

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS

Em caso de chuva, o desfile do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira será adiado para o sábado seguinte, dia 22 de fevereiro, no mesmo horário (10h00).

cartaz

Imagens do Evento