Atividades de Verão no Parque do Rio Ul

Com início este fim de semana, um programa preparado de acordo com as regras e recomendações de prevenção face à Covid-19.

O Parque do Rio Ul, em S. João da Madeira, será palco de atividades nos próximos fins de semana de julho e na última semana de agosto, que decorrem com respeito pelas regras e recomendações de prevenção face à Covid-19.

Organizado pela Câmara Municipal, este programa, intitulado “Verão no Parque do Rio Ul”, conjuga atividades já habituais neste espaço verde – como o running ou as visitas guiadas – e outras iniciativas novas.

De cariz ambiental, cultural, artístico e desportivo, esse cartaz arranca neste sábado, 18 de julho, com uma sessão de pilates, às 10h30, na clareira do relvado central do parque, com número limitado de participações, pelo que é necessária inscrição prévia, através do link https://bit.ly/inscricaopilatesparque.

O mesmo acontece para a atividade “Contos para pensar a Terra”, que se realiza também nessa zona do Parque do Rio Ul, com sessões às 14h30 e às 17h30. Neste caso, os interessados devem fazer a sua inscrição através do e-mail casadacriatividade@cm-sjm.pt.

Cultura, ambiente e desporto

Pelo Parque irá circular um pequeno veículo elétrico, que é o “palco” do projeto Luzes do Tempo, que gira em torno de duas personagens que chegam do futuro com uma mensagem ecológica de alerta para uma mudança urgente de comportamentos face ao ambiente.

Ainda na tarde de sábado, pelas 15h30, decorre uma visita guiada sobre a flora autóctone do Parque do Rio Ul. Os interessados devem inscrever-se através de formulário disponível na internet (goo.gl/cqnz9h), sendo obrigatório o uso de máscara.

Nesse link é igualmente possível fazer a inscrição para uma outra visita guiada a realizar no dia seguinte (domingo), com início 10h30, com o título: “Proteger a Biodiversidade do Parque”.

Antes, entre as 9h00 e as 10h00, há running, sendo necessário efetuar pré-inscrição (em https://bit.ly/runningparquerioulinscricao), de forma a permitir organização de grupos reduzidos, de acordo com o plano de segurança face à covid-19.

O programa “Verão no Parque do Rio Ul” contempla ainda atividades no último fim de semana de julho (dias 25 e 26) e no último fim de semana de agosto (dias 29 e 30).

PROGRAMA DO PRÓXIMO FIM DE SEMANA

25 de JULHO

Aula de Yoga // 10h30

Com lotação limitada a 20 participantes, a sessão de Yoga será orientada pelo professor Marco Silvana, na clareira do relvado central do parque. Os interessados deverão inscrever-se previamente através do preenchimento do seguinte formulário online: https://bit.ly/inscricaoyogaparque. Recomenda-se que os participantes venham munidos de tapete desportivo, toalha, água e com roupa confortável.

 

"Os detetives da Natureza", visita guiada no Parque do Rio Ul // 15h30

Nem sempre é fácil conseguirmos avistar os animais que habitam o parque. Mas eles, para nos ajudar a perceber que andam por aí, vão deixando pistas! Com a guia do parque Sofia Tavares vamos descobrir quem é quem observando pegadas, penas, excrementos e outros sinais da sua presença!. // Uso de máscara obrigatório! Inscrições gratuitas e obrigatórias, em goo.gl/cqnz9h.

 

Sea Groove // 17h30

SEA Groove and The Ocean Travellers é um quarteto que funde músicas do mundo com o jazz e o spoken word, resultando em músicas originais que se focam nas questões ambientais e no cuidado com o mar em particular. É um grupo formado por músicos surfistas. Uma música que vem fresca e turbulenta, directamente da energia do mar, do vento, do surf e da boa disposição. Evento de entrada gratuita, com lotação limitada, a designar de acordo com as normas da DGS. Local: junto à Casa da Natureza . Inscrições em casadacriatividade@cm-sjm.pt

 

"Habitantes Noturnos do Parque", visita guiada no Parque do Rio Ul // 21h30

A noite desperta o imaginário de cada. Nesta atividade, com o Guia do Parque Hugo Oliveira vamos descobrir como os animais usam os diferentes sentidos para prosperar quando o sol se ausenta, transmitindo conceitos de conservação da biodiversidade e sustentabilidade. // Uso de máscara obrigatório! Inscrições gratuitas e obrigatórias, em goo.gl/cqnz9h.

 

26 de JULHO

Running no Parque do Rio Ul // 9h00

Necessária pré-inscrição em https://bit.ly/runningparquerioulinscricao. Todos os domingos, acontece o Running no Parque Rio Ul, um atividade de promoção da prática desportiva ao ar livre. É necessária pré-inscrição para devida organização de grupos reduzidos, de acordo com o plano de segurança face à covid-19. Com duas sessões, uma às 9h e outra às 10h, o Running Parque está a ser desenvolvido de forma a garantir as aplicação das recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) e da Proteção Civil Municipal de S. João da Madeira. Os treinos serão orientados pelos professores Valdemar Vaz, Luis Monteiro e Emanuel Pais e serão de acesso exclusivo a quem efetuar a pré-inscrição. Lotação limitada.

 

"Borboletas de todos os tamanhos e cores", visita guiada no Parque do Rio Ul // 10h30

As borboletas são insetos muito coloridos e atrativos. Mas será que nascem assim? Vamos descobrir as espécies de borboletas que habitam o Parque Rio UI e conhecer o seu ciclo de vida, e com a ajuda da guia do parque Sofia Tavares vamos identificar alguns fatores que causam o seu declínio e o que podemos fazer para ajudar estes animais tão úteis para a polinização. Uso de máscara obrigatório! Inscrições gratuitas e obrigatórias, em goo.gl/cqnz9h.

 

18 de JULHO

Aula de Pilates // 10h30

Com lotação limitada a 20 participantes, a sessão será ministrada pela Professora Mariana Tavares. O interessados deverão inscrever-se previamente através do preenchimento do seguinte formulário online: https://bit.ly/inscricaopilatesparque. Recomenda-se que os participantes venham munidos de tapete desportivo, toalha, água e com roupa confortável.

 

"Contos para Pensar a Terra" com Virgínia Millefiori // 14h30 e 17h30

Uma sessão de contos onde a narradora apresenta as escolhas pessoais de livros, histórias, lendas e mitos que dão conta do seu fascínio pela vida ao ar livre, pelos pés descalços na terra, pelas penas azuis do guarda-rios e pela brisa do mar. É um momento de escuta em que se abraça a Mãe Natureza e as Suas Criaturas // Programação Infantil . Duração: 30 minutos . Local: junto à Casa da Natureza . Lotação: limitada e inscrições em casadacriatividade@cm-sjm.pt

 

"A Flora Autóctone do Parque", visita guiada no Parque do Rio Ul // 15h30

Quantas diferentes espécies de carvalhos podemos encontrar em Portugal? Porque existem mais sobreiros no Sul do nosso país? Com a guia do parque Marta Seabra, vamos identificar e conhecer a flora autóctone portuguesa através dos exemplares que podemos encontrar no Parque do Rio Ul, bem como conhecer quais os benefícios que estas espécies representam para os nossos espaços verdes. // Uso de máscara obrigatório! Inscrições gratuitas e obrigatórias, em goo.gl/cqnz9h.

 

Luzes do Tempo – Projeto EZ // Das 14h00 às 17h00

O projeto Luzes do Tempo, é um projecto itinerante, em que dois personagens voltam do futuro para falar com as pessoas sobre a influência que o ser humano tem no meio ambiente e sobre os problemas que poderão surgir caso não tenhamos consciência da nossa pegada ecológica e caso não mudemos a nossa forma de pensar. Programação Infantil . Lotação limitada.

 

19 de JULHO

Running no Parque do Rio Ul // 9h00

Necessária pré-inscrição em https://bit.ly/runningparquerioulinscricao. Todos os domingos, acontece o Running no Parque Rio Ul, um atividade de promoção da prática desportiva ao ar livre. É necessária pré-inscrição para devida organização de grupos reduzidos, de acordo com o plano de segurança face à covid-19. Com duas sessões, uma às 9h e outra às 10h, o Running Parque está a ser desenvolvido de forma a garantir as aplicação das recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) e da Proteção Civil Municipal de S. João da Madeira. Os treinos serão orientados pelos professores Valdemar Vaz, Luis Monteiro e Emanuel Pais e serão de acesso exclusivo a quem efetuar a pré-inscrição. Lotação limitada.

 

"Proteger a Biodiversidade do Parque", visita guiada no Parque do Rio Ul // 10h30

Alguns chamam-lhe mimosa, outros conhecem como acácia, mas independentemente do seu nome a verdade é que representa uma das espécies invasoras mais presentes no nosso país. No Parque do Rio Ul podemos encontrar estas e mais algumas espécies invasoras que precisam de ser controladas para conseguirmos proteger a biodiversidade nativa. Mas porquê? De que forma o vamos fazer? Junte-se a nós nesta acção de controle de espécies invasoras e descubra as ameaças que estas espécies representam para os nossos espaços verdes com a Guia do Parque Marta Seabra. Uso de máscara obrigatório! Inscrições gratuitas e obrigatórias, em goo.gl/cqnz9h.

cartaz