Festival de Teatro de S. João da Madeira

Grupos locais e nomes consagrados das artes de palco compõem o Festival de Teatro de S. João da Madeira, que este ano, entre 27 de março e 24 de abril, tem a sua Décima Quarta edição. Evento que envolve a comunidade sanjoanense promovendo a cidade no panorama cultural da região. A cada edição, cerca de duas dezenas de peças sobem aos palcos da Casa da Criatividade e dos Paços da Cultura de S. João da Madeira, além de ocuparem, ainda, palcos não tradicionais, conquistando o aplauso de milhares de espectadores. Depois do teatro nas fábricas e no TUS, em 2022, o Festival estende-se a um novo e inusitado palco: o Museu da Chapelaria. A organização pertence ao projeto Espaço Aberto do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, que trabalha em parceria com o Município de S. João da Madeira.

OFICINA DE CRIAÇÃO TEATRAL

COM COORDENAÇÃO DE MARCO PAIVA
26 março | sex. 14h00 às 17h00  *  Casa da Criatividade
Territórios poéticos ou a possibilidade de construção de uma nova geografia.
INSCRIÇÃO GRATUITA: CASADACRIATIVIDADE@CM-SJM.PT
 

ALDEBARÃ

 

LÁ DE FRANCE  

CULTURA VIVA ›› 1 abril › sex. 21h00 * Paços da Cultura 
Uma carta chegada de França vai alterar a rotina de uma família constituída por três gerações. Que dirá essa carta para criar tal alvoroço?
Público M12  |  duração 45min
 

Estará ELE mesmo MORTO?

GEDE ›› 3 abril › dom. 15h00 * Casa da Criatividade 
Fernando ao ajudar a esposa nas tarefas domésticas sofre um acidente ao mudar uma lâmpada. Será esta uma oportunidade para a sogra se ver livre dele?
Várias personagens, facilmente reconhecíveis, vão desfilar pelo palco, levando assim o público a um maior envolvimento numa caricata história onde a gargalhada vai imperar.
Com uma mensagem forte e explícita, esta é uma comédia em que o morto afinal não está morto... ou estará ele mesmo morto?
Público M12  |  duração 60min
 

MUDAR O MUNDO COM O VOLUNTARIADO  

BANCO LOCAL DO VOLUNTARIADO ›› 6 abril › qua. 14h30 * Casa da Criatividade
O Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira com a participação de voluntários, colaboradores e utentes da CERCI S. João da Madeira, leva a cena uma adaptação do livro "Todos Temos Asas, mas Apenas os Voluntários Sabem Voar", de Sónia Fernandes, no âmbito do projeto MOM - Mudar o Mundo, da Pista Mágica - Escola de Voluntariado.
Público M12  |  duração 45min
 

TERRA À VISTA!

ARTES DE PALCO ›› 8 abril › sex. 21h00 * Casa da Criatividade
Celebrando o quinquagésimo aniversário da primeira ida à Lua,“Terra à Vista!” é um musical infanto-juvenil que conta a verdadeira história da viagem espacial ao satélite natural da Terra, desvendando o percurso que a Humanidade, mesmo cinquenta anos depois, tem a cumprir. 
Público M12  |  duração 60min
 

VOLTA AO RECRIARTE EM 5 EDIÇÕES  

RECRIARTE ›› 9 abril › sab. 15h00 * Paços da Cultura
Uma notícia inesperada: o festival de teatro de S. João da Madeira está de volta já este ano! Demos voltas e mais voltas até que surgiu uma resolução: o melhor que há a fazer é uma celebração. Em cada espetáculo se repete: o melhor fica nos bastidores. Embora sabendo que há coisas que só vividas lhes conhecemos verdadeiramente o sabor, porque não aproveitar esta oportunidade para contar o que cabe fora dos holofotes? Neste espetáculo revisitamos e celebramos o que tem sido o nosso percurso e a nossa missão com uma volta ao Recriarte, em 5 edições, na certeza de que no final do espetáculo se cantará alto (ou baixinho dentro de nós): volta, ó Recriarte!
Público M12  |  duração 60min
 

MORRER DE ABRAÇO

A BEM DIZER ›› 10 abril › dom. 15h00 * Casa da Criatividade
Em Beverly Hills, ou em qualquer outro lugar, reconhecidas individualidades (ou quase!) vivem peripécias de boa vizinhança (ou quase!) até descobrirem que morrer de abraço é a melhor forma de viver.
Público M12  |  duração 50min
 

PONHA AQUI O SEU PÉZINHO 

(ENTRE)LINHAS ›› 11 abril › seg. 15h00 * Paços da Cultura 
Recriação de um atelier de costura com criação de chinelos manufaturados.
As intervenientes na peça irão demonstrar como podemos fazer algo útil com a
reutilização de materiais que naturalmente são dispensados e aparentemente inúteis.
A peça contará ainda com um momento musical, recriando dinâmicas que fazem parte do atelier semanal realizado na Mentemovimento.
Público M12  |  duração 20min
 

GIRASSOL NO NEVOEIRO 

3 ACTUS ›› 12 abril › ter. 21h00 * Paços da Cultura 
A vida é feita de alegrias e tristezas... encontros e desencontros e cada um é responsável pelos seus atos e decisões ou teremos algo que nos encaminha por um percurso desconhecido? A escuridão abate-se sobre a Terra e um vulto paira sobre ela...
Afinal é só o destino!
Público M12  |  duração 60min
 

O ARTISTA 

SÉRIÙS ›› 14 abril › qui. 21h00 & 23h00 * Museu da Chapelaria
Num ambiente chefiado por Oliveira Júnior, o operariado da mais conceituada fábrica de chapelaria sanjoanense dá por si numa trama ensanguentada, justamente no dia em que os visitantes chegam. Sem precedentes e um mistério totalmente inesperado, qual dos chapeleiros irá resolver o caso?
Público M12  |  duração 60min
 

CONVERSAS (DES)MASCARADAS  

MÜSICA & ARTES ›› 16 abril › sab. 15h00 *  Paços da Cultura
12 de março de 2020: a vida num ápice parou e tudo mudou o seu rumo. Famílias inteiras alteraram todos os seus costumes e tradições para se adaptarem a esta nova realidade.
Que histórias estão guardadas na nossa memória? 
Em “Conversas (Des)Mascaradas” tiramos a máscara e contamos ao mundo todas as emoções vividas nestes tempos novos.
Público M12  |  duração 60min
 

A COR DA MINHA ALMA 

SERAFINS ›› 16 abril › sab. 21h00 * Casa da Criatividade
Virar uma cidade do avesso não é impossível. Instalado o caos, qualquer um pode ser suspeito, qualquer um pode ser vítima, qualquer um pode desesperar em busca de respostas que tardam, mas não falham. 
Público M12  |  duração 60min
 

LOOP 

AceiTe ›› 18 abril › seg. 21h00 * Casa da Criatividade
Num mundo de voltas e revoltas, “Loop” vem apaziguar tudo o que se tem vivido
absurdamente. Absurdo seria dizer que o dia a dia destes personagens não é normal, pois é mais normal do que o normal. Não perceberam nada, pois não? Nós também não. Que absurdo!
Público M12  |  duração 60min
 

AI MARIA, QUE ARRELIA! 

ANIM’ARTE ›› 19 abril › ter. 21h00 * Paços da Cultura
A pretexto de idas para consultas, atrasos de motoristas e “freimas” várias, põe-se a conversa em dia, numa paragem de autocarro.
Público M12  |  duração 50min
 

SOPRA O SONHO POR DENTRO 

TOJ ›› 20 abril › qua. 21h00 * Casa da Criatividade
A capacidade de sonhar permite-nos soprar a espuma dos dias, corrigir a História e desenhar o futuro.
Público M12  |  duração 50min
 

VALE QUEBRANTO 

TRILHO (EN)CENA ›› 21 abril › qui. 21h00 * Paços da Cultura
Quatro personagens num espaço comum: a escola do Vale Quebranto.
A relaciona-se com G que por sua vez gosta de P que tem uma relação com S que gosta de A. Uma estória sobre consumos no meio de relações (i)lícitas.
Público M12  |  duração 60min
 

ESPERA AÍ... ÍNDIOS À VISTA 

ENTRE CENAS ›› 22 abril › sex. 21h00 * Paços da Cultura
Uma comédia que faz o retrato humorístico de típicas figuras do povo que habitam numa terra chamada «Espera aí...» e que um dia são contempladas com uma viagem. Entre a alegria da partida e a esperança no regresso, tudo pode acontecer, até o encontro com uma tribo de índios pouco amistosos. 
Público M12  |  duração 60min
 

SUPER-HERÓIS?! VOLTO JÁ...

LUA NOVA ›› 23 abril › sab. 15h00 * Casa da Criatividade
Os super-heróis fazem parte da vida. Mas afinal quem são eles e qual a sua  missão? Numa viagem pela vida e vidas, os heróis vão aparecendo ou desaparecendo. Onde os vamos encontrar? 
Público M12  |  duração 60min
 

NAVE ESPACIAL PLANETA TERRA 

ASSP ›› 23 abril › sab. 21h00 * Paços da Cultura
Algures no tempo e espaço surgiu o planeta Terra. Entre gases, vapores e fornalhas caóticas nasceu vida que evoluiu até ao surgimento de uma espécie mais inteligente que todas as outras: o ser humano. Numa Terra tornada paraíso com vivências celestiais, cada um descobriu o seu próprio umbigo. 
Público M12  |  duração 45min
 

MUITOS MILHÕES 

TROUPE ›› 24 abril › dom. 15h00 * Casa da Criatividade
O Administrador de um condomínio tem a ideia de propor em reunião a realização de uma aposta conjunta, no sorteio do “Muitos Milhões” de forma a obter dinheiro para realizar obras no prédio. Devido às baixas probabilidades de ganharem o prémio, instaura-se uma disputa entre os inquilinos. 
Público M12  |  duração 60min

cartaz