Festas da Cidade | São João está de regresso

Marchas populares reagendadas para 27 de junho, às 19h30, devido às previsões meteorológicas.

A tradição da comemoração do São João está de regresso a S. João da Madeira, com as Festas da Cidade, que voltam a decorrer este ano depois do interregno provocado pela pandemia. Com o apoio do Município, o programa preparado pela Comissão de Festas realiza-se de 22 a 27 de junho, incluindo a vertente religiosa e de animação, esta última centrada na zona da Avenida da Liberdade e Jardim Municipal.

É no palco montado nesse espaço verde que atua Augusto Canário, num concerto marcado para esta quarta-feira, 22 de junho, às 22h00. Este espetáculo que abre as festividades é de entrada livre, como acontece com todos os momentos do programa, que prossegue, na quinta-feira à noite, com a banda Alfa 2, que se vai fazer ouvir no mesmo local e à mesma hora.

No dia de São João, 24 de junho, sexta-feira, esyava inicialmente prevista a saída à rua uma das atividades mais aguardadas a cada edição das Festas da Cidade: as marchas populares. Devido às previsões de chuva, esse mom,ento acabou por ser reagendado para a seguda-feira, 27 de junho, às 19h30, com início às 19h30, na Avenida da Liberdade. Um momento que tem como protagonistas centenas de alunos das escolas de S. João da Madeira.

Para a noite de sábado, 25 de junho, está marcado o concerto da Companhia da Música, que vai estar em palco no Jardim Municipal, a partir das 22h45. Esta banda sanjoanense tem sido responsável por espetáculos inesquecíveis como “Tributo ao Beatles”, “Tributo à Soul Music” , “Saudade – Vozes que partiram, Músicas que ficaram”,  " Memórias " e " Orgulho Sanjoananse".

No domingo, 26 de junho, o dia é das filarmónicas, com uma arruada, às 15h30, pela Banda de Música de S. João da Madeira e pela Banda Marcial de Gueifães, que vão protagonizar também o Encontro de Bandas Filarmónicas que vai decorrer no Jardim Municipal, às 21h30.

As Festas da Cidade 2022 culminam na noite de 27 de junho. Às 22h00, há um imperdível concerto de Syro, artista revelação da música pop portuguesa, que tem conquistado cada vez mais público, solidificando o seu nome no panorama musical nacional. O programa termina com um espetáculo de fogo-de-artifício, previsto para as 23h45.

Paralelamente à animação, decorre igualmente a vertente religiosa das Festas da Cidade, que inclui a Procissão das Velas (25 de junho, às 21h30, da Capela de Sto. António à Igreja Matriz) e a Procissão Solene (26 de junho, às 17h00, com saída da Igreja Matriz), atraindo multidões e envolvendo numerosos figurantes e músicos, no percurso pelas ruas de S. João da Madeira.

Alterações de trânsito

As Festas da Cidade têm implicações ao nível do trânsito, para permitir a realização das atividades e o funcionamento das diversões, pelo que a organização do evento e a autarquia agradecem a melhor compreensão de todos e uma especial atenção à sinalização provisória, bem como às indicações das autoridades.

Estas alterações da circulação automóvel têm particular incidência na zona em que decorrem as festividades, nomeadamente no troço da Avenida da Liberdade paralelo ao Jardim Municipal e no Lugar da Ponte. A Procissão das Velas e a Procissão Solene motivarão também condicionamento temporários da circulação automóvel ao longo dos respetivos percursos.

Para mais informações sobre as implicações das festas da Cidade ao nível da circulação automóvel, pode ser consultado no link

CONSULTE O PROGRAMA DAS FESTAS DA CIDADE (NOTA: MARCHAS POPULARES REAGENDADAS PARA 27 DE JUNHO, ÀS 19H30):

junho de 2022

cartaz